Android

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso: Ciências da Computação
Disciplina: Sistema Distribuído e Arquitetura Cliente/Servidor
Professor: Chagas Jr
Alunos: Gilvan de Lima Sousa

Android

Fortaleza, Ce 08 de Março de 2012

ÍNDICE

INTRODUÇÃO 3
A HISTÓRIA 4
A ARQUITETURA ANDROID 5
LINUX KERNEL 6
APLICAÇÕES 6
RECURSOS 6
VERSÕES DO ANDROID 7
VANTAGENS 13
DESVANTAGENS 14
GERENCIAMENTO 14
INTERFACE COM O USUÁRIO14
CONCLUSÕES 16
BIBLIOGRAFIA 17
INTRODUÇÃO
O Android é um sistema operacional desenvolvido para dispositivos móveis e que nesse  momento está fazendo muito sucesso em smartphones e em tablets de diversos fabricantes. Inovador e com alguns recursos inéditos, o Android veio para marcar presença no mundo dos smartphones, começando pelo fato de ser uma plataforma de Código aberto, na qual édisponibilizada a própria SDK  de trabalho para os desenvolvedores.
Hoje existem mais de 150 Milhões de dispositivos baseados na distribuição Android OS, atualmente esta distribuída na versão 4.0, Cada versão do sistema é nomeado em homenagem a uma sobremesa, um fator negativo do OS é que o mesmo a cada versão lançada não são todos os dispositivos que podem rodar o novo OS, para saber se o dispositivorodar com a versão mais atualizada, todos os fabricantes disponibilizam as informações em seus sites.
Desde sua criação em 2003 até hoje o android vem superando críticos e vencendo os concorrentes principalmente após ser comprado pela Google e ser impulsionado pela Open Handset Alliance.

A HISTÓRIA
Android é um sistema operacional móvel que roda sobre o núcleo Linux, embora por enquanto asua versão do núcleo Linux divirja da versão oficial. A história começou em outubro de 2003, em Palo Alto na Califórnia. Naquele momento, Andy Rubin, Rich Miner, Nick Sears e Chris White vindos de gigantes das telecomunicações (Dander, Wildfire, T-Mobile, WebTV) - fundaram uma startup para desenvolver aplicativos para dispositivos móveis. A empresa recém-formada foi chamada Android Inc. Dois anosdepois, em julho de 2005, a Google adquiriu os direitos sobre a Android Inc por um valor não declarado.
Os fundadores continuam a trabalhar no Android Inc, agora sob o controle da gigante da Internet. Hoje o Android é desenvolvido pela Open Handset Alliance, mas a Google é a responsável pela gerência do produto e engenharia de processos. O Android permite aos desenvolvedores escreverem softwarena linguagem de programação Java controlando o dispositivo via bibliotecas desenvolvidas pela Google. Em Janeiro de 2012, existiam mais de 400 mil aplicações disponíveis para Android.
O primeiro telefone comercialmente disponível a rodar no sistema Android foi o HTC Dream, lançado a 22 de outubro de 2008. Em 27 de maio de 2010 Matias Duarte, antigo diretor da interface do Web OS, junta-se àequipe do Android após a compra da Palm pela HP.

HTC, primeiro celular com sistema Android. Crédito imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:T-Mobile_G1_launch_event_2.jpg

O primeiro tablet comercialmente disponível a rodar o sistema operativo Android 3.0 foi o Motorola Xoom, lançado a 24 de fevereiro de 2011 nos Estados Unidos. O Android é um sistema operacional móvel que ganha cada dia maisadeptos. Seja em smartphones ou em tablets o robozinho verde da Google anda dando o que falar a cada dia. Em pouco tempo no mercado, o Android já conquistava uma boa parcela de usuários. Hoje, está chegando á casa dos 7%, ainda distante dos praticamente 50% do Iphone, da Apple.
Inovador e com alguns recursos inéditos, o Android veio para marcar presença no mundo dos smartphones, começando pelo fatode ser uma plataforma de Código aberto, na qual é disponibilizada a própria SDK de trabalho para os desenvolvedores. O Android SDK é o kit de desenvolvimento que disponibiliza as ferramentas e APIs necessárias para desenvolver aplicações para a plataforma Android, utilizando a linguagem Java.
Talvez o intuito do Google seja utilizar-se deste diferencial para popularizar o aparelho, o que não...
tracking img