Android

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2578 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PORQUE ANDROID VEM DOMINANDO O MERCADO?

Alunos: Francisco Clauvane
Giancarlo Lucciani
Orientadora: Paula Tesser

RESUMO

Neste artigo iremos abordar a plataforma Android desde seu surgimento até o seu triunfo. Esta abordagem começa desde a compra da Android, Inc. , passa pela formação da OHA - Open Handset Alliance , cita os seus concorrentes e faz uma análise comparativa com a sua maiorconcorrente, a Apple, apresentando suas principais características apontando vantagens e desvantagens que levaram o Google a se tornar uma potencia no mercado de dispositivos moveis.
Palavras-chave: Android. Dispositivos móveis. Open source. OHA. Google. Apple.

1 INTRODUÇÃO

O Android é um sistema operacional móvel baseado no núcleo do Linux, e usa a linguagemJava com bibliotecasdesenvolvidas pela Google, para o desenvolvimento de softwares utilizados em aparelhos com Android. Ele é um sistema bem versátil,  possibilitando aos desenvolvedores de softwares, a produzirem vários tipos de aplicativos (LECHETA, 2010).
Tudo começou em Outubro de 2003, onde foi fundada a Android, Inc., em Palo Alto, Califórnia por Andy Rubin, Rich Miner, Nick Sears e Chris White. A Google estavadisposta a entrar no mercado de dispositivos móveis, no entanto ela comprou a Android Inc., uma pequena empresa que fabricava software para telefones celulares. Várias empresas de tecnologia e celulares, como T-Mobile, HTC, Qualcomm, Motorola e outras se uniram e em novembro de 2007 anunciaram a criação do Open Handset Alliance, uma aliança multinacionais de líderes da indústria de tecnologia edispositivos móveis, para gerenciar o desenvolvimento do Android, esta aliança formada por 47 empresas colaborando para inovação na área de celulares liderado pelo Google, inclui diversos tipos de empresas, como empresas de telefonia móvel, fabricantes de aparelhos portáteis, provedores de plataformas entre outros.O Android é a primeira plataforma realmente aberta e abrangente para dispositivosmóveis.Desta forma,cada empresa que compõe a aliança pode adaptar o sistema operacional Android para os seus respectivos aparelhos.( TSUHARESU, 2010)
É notável que o mercado de dispositivos móveis esteja evoluindo muito. A gama de opções que possuímos hoje em um dispositivo móvel é imensamente superior ao que estávamos restritos alguns anos atrás. Com esta evolução contínua, temos muito mais recursos, osmartphone (Telefone Inteligente), por exemplo, não é apenas um telefone (com as funções restritas: ligar, desligar, agenda, calculadora, etc), possui recursos de um computador de mão (acessar internet, editar documentos, tirar fotos, ouvir música, assistir vídeos, jogar, entre outras funcionalidades).
O primeiro telefone comercialmente disponível a rodar no sistema Android foi o HTC Dream,lançado a 22 de outubro de 2008. Em 27 de maio de 2010 Matias Duarte, antigo diretor da interface do WebOS, junta-se à equipe do Android após a compra da Palm pela HP.O primeiro tablet comercialmente disponível a rodar o sistema operativo Android 3.0 foi o Motorola Xoom, lançado a 24 de fevereiro de 2011 nos Estados Unidos.
Dentre as principais vantagens do Android podemos citar o preço dos aparelhos eo sistema operacional aberto. Ou seja, o Android consegue ser um smartphone de qualidade a um custo acessível e ainda da opção para as empresas fabricantes editarem o seu núcleo para adaptarem o sistema operacional ao hardware. Foram essas e muitas outras vantagens que fizeram do Android um sucesso de venda em todo o mundo.
O sistema operacional do Google existe atualmente mais de 250 milaplicações disponíveis para o sistema Android. O sistema consiste de quatro linguagens diferentes de programação: XML, C, Java e C++, todas juntas somam mais de 12 milhões de linhas de código para formar o que vemos hoje nas telas de Smartphones e Tablets do mundo todo.
Um dos poucos defeitos que podemos apontar a cerca do Android é que ele não disponibiliza a conexão do aparelho a um computador via...
tracking img