andreyfods

412 palavras 2 páginas
O que é Aristocracia:
O termo aristocracia tem origem no grego “aristokratia” que significa “governo dos melhores”. Para Aristóteles, a aristocracia era o governo de poucos, dos melhores cidadãos no sentido de possuírem melhor formação moral e intelectual para atender aos interesses do povo.
A aristocracia seria uma constituição original do governo, que poderia ser transformada em oligarquia, caso os governantes atendessem a interesses privados. A aristocracia teve origem na necessidade de um novo governo que combatesse a tirania, forma de governo em que o poder se concentrava em uma pessoa. Tal como a oligarquia, a tirania era uma forma de governo perversa, desviada da originária monarquia.
A conotação negativa do termo surgiu quando a aristocracia passou a ser comparada com oligarquia. O poder político era exercido por uma elite, um pequeno grupo de cidadãos escolhidos pela nobreza, prestígio social ou privilégios herdados de determinadas áreas (científica, religiosa, artística, etc.).
O sentido atual de aristocracia remete para a alta sociedade, para a elite.

GOVERNO ARISTOCRATICO
Esta forma de governo é conhecida como governo dos nobres, ou seja,administrada por pessoas influentes na comunidade, por condições financeirasou hereditárias. Rousseau apresenta esta forma de governo, mostrando-nos que
“as primeiras sociedades se governaram aristocraticamente”
(ROUSSEAU;1983:86), assim, era nas famílias que aconteciam as experiências aristocráticas,onde os pais eram quem governavam e os mais moços obedeciam asexperiências de vida dos mais velhos.Com o passar do tempo foi aparecendo a desigualdade, ou seja,esqueceram o bem comum da comunidade, e tiveram ambição pelo o poder epela a riqueza. Não podemos esquecer que para Rousseau há duas grandesimagens no corpo político que é o soberano e o governo, que buscam o bem dacomunidade e falam pelo o povo.Rousseau apresenta
“três espécies de Aristocracia: natural, eletiva e hereditária. A primeira só convém ao

Relacionados