Andrew Carnegie.docx transferido com sucesso

1916 palavras 8 páginas
Andrew Carnegie nasceu em 1835 em Dunfermline, na Escócia. Depois de ter imigrado para os EUA, trabalhou nos caminhos-de-ferro em diferentes funções, tendo-se tornado num dos maiores industriais do capitalismo norte-americano.

Trabalhou desde criança e ainda jovem já tinha ambições de alcançar o topo. Falhou no início. No entanto, persistiu e conseguiu chegar ao topo no mundo dos negócios. Com aproximadamente 1,60m, falava com energia, tinha opiniões fortes, era provocador e de raciocínio rápido para compreender o que lhe interessava. Carnegie agia como um investidor ávido do mercado de capitais. Graças ao seu instinto para os negócios e às boas relações com políticos em Washington, fechou acordos milionários. A sua ascensão é o clássico conto norte-americana do homem que enriqueceu do nada.

Aos 17 anos ingressou numa empresa de caminhos-de-ferro, a Pennsylvania Railroad. Aprendeu com o seu chefe, Thomas Scott, o espírito do empreendedorismo. Aos 24 anos, Andra, como a mãe o chamava, tornou-se superintendente da Divisão Ocidental Ferroviária da Pensilvânia. Em 1865 demitiu-se do emprego para fundar a sua própria empresa, a Companhia de Aço Carnegie. Fundou a Keystone Bridge Works que construiu a primeira ponte de ferro de Ohio, e a Union Iron Mills em 1868.

Em 1889 era dono da Carnegie Steel Corporation, a maior na sua área a nível mundial.

Através da Companhia de Aço Carnegie, e aplicando os conhecimentos adquiridos com Thomas Scott, investiu fortemente no processo Bessemer de fabricação de aço e atingiu o total domínio da indústria metalúrgica da cidade de Pittsburgh. Após a Guerra Civil, o magnata passou a ditar os preços para o aço, para os vagões de comboio e para o mercado imobiliário criado pelas rotas ferroviárias nos EUA. Em 1901, Andrew Carnegie vendeu a empresa siderúrgica Carnegie ao banqueiro J. P. Morgan por 480 milhões de dólares e tornou-se num dos homens mais ricos do mundo. Carnegie é considerado o segundo homem mais rico de todos

Relacionados