Andressa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade projeto integrador
Questionário

1) Procariotos e eucariotos desenvolveram-se com diferentes estratégias evolutivas: enquanto os procariotos exploraram as vantagens da simplicidade e do pequeno tamanho, os eucariotos tornaram-se bastante complexos e especializados. Diante do exposto diferencie eucariotos e procariotos e cite exemplos.
Procariontes possuem membrana plasmática, masnão possuem organelas, núcleo e o material genético encontram – se espalhado no citoplasma; alguns exemplos são: bactérias e algas azuis.
Os eucariontes possuem membranas plasmática, organelas e o material genético è isolado no núcleo, exemplos: animal, vegetal e fungos.
2) A membrana plasmática é formada por lipídios e proteínas. Qual é a estrutura química de um lipídio de membrana e porque estaé organizada na forma de bicamada?
A estrutura química de um lipídeo possui cabeça hidrofílicas e caldas hidrofóbicas.
Estao organizados na forma de bicamada para somente as porções hidrofílicas estarem em contato com a H2O.

3) Os lipídios são estruturas móveis. Quais os movimentos realizados pelos lipídios? E qual a importância desses movimentos.
Os lipídeos realizam os seguintes movimentos:• Rotação
• Flexão
• Lateral
• Flip Flop
Que possuem a importância de favorecer o transporte de substancia.


4) Identifique o nome e a função das estruturas destacadas na membrana plasmática abaixo.










1 – Lipideos Hidrofobicos
2 – Proteinas Perifericas
3 – glicoproteína
4 – Proteina Canal
5 – colesterol

5) A glicose adquirida da dieta alimentar éfundamental para o metabolismo energético celular. Em indivíduos normais, a glicose uma vez ingerida, entra nas células, por um sistema de transporte, sendo degradada através do processo bioquímico denominado de glicólise, para produzir energia na forma de ATP. A energia produzida é utilizada para o funcionamento de todas as organelas da célula. Assim, dizemos que a glicose possui funçãoenergética.

A glicose não pode difundir-se através dos lipídios da membrana plasmática, visto que seu peso molecular é de 180 daltons, e o máximo das partículas permeáveis aos lipídios é cerca de 100 daltons.


A velocidade de transporte da glicose é acentuadamente aumentada pela ação da insulina. Quando o pâncreas secreta grande quantidade de insulina a velocidade de transporte é aumentada em 10 a20 vezes, em relação à velocidade observada na ausência da secreção de insulina.
Um dos mais novos campos de atuação do farmacêutico é no controle da ingestão de medicamentos e da dieta alimentar de atletas. Suponha que você como farmacêutico faça parte da equipe médica da seleção brasileira de futebol, e têm a função de realizar uma palestra aos atletas sobre a importância de uma dieta rica emglicose, uma vez que os gastos energéticos de atletas são superior a de indivíduos não atletas. Diante do exposto, para uma boa palestra, você deverá esclarecer o processo de entrada da glicose nas células do organismo humano, levando em consideração o sistema de transporte envolvido nesse processo e a constituição química da membrana plasmática.
A glicose è fundamental para o metabolismoenergético celular, a entrada nela da célula acontece através do processo passivo onde não há gastos de energia (ATP), por ela ser um soluto quimicamente carregado o transporte è realizado pela proteína canal e assim acontece a difusão facilitada que è do meio mais carregado para o menos concentrado.
6) O Ferro (Fé+2) é um elemento essencial na alimentação diária, tendo diversas funções fundamentais para oorganismo. Participa no transporte e utilização do oxigênio para a produção de energia, assim como na síntese (formação) de importantes moléculas orgânicas. É essencial no processo de crescimento e desenvolvimento do organismo.
O organismo humano armazena ferro em alguns locais, como fígado, baço, medula e no músculo, mas a maior concentração de ferro no organismo humano está no sangue....
tracking img