Andressa PDCP

3093 palavras 13 páginas
Faculdade Pitágoras

Processos Discretos e Contínuos da Produção

Andressa Oliveira Bortolosso.
Curso: Engenharia de Produção.
Prof.º Ricardo Andrade.

Jundiaí
2014
Sumário
Aços e Ferros Fundidos. 4
Peça Fundida em Molde de Areia. 13
Processo de Confecção e Fundição do Cisne em Latão. 14
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. 19

Parte A
Resumo do Capítulo X - “Aços para fundição”
Livro: Aços e Ferros Fundidos.
Autor: Vicente Chiaverini.

Aços e Ferros Fundidos.

A fundição do aço é aquela que é geralmente vazada em moldes de areia ou metálicos, assim adquire a forma exata da cavidade do molde para serem solidificados. As peças tem sua forma desejada para serem fundidas, saem de um molde com suas formas danificadas, eventualmente necessitam de usinagem para acabamento.
Após sua solidificação os aços são submetidos a diversos processos de conformação mecânica, de acordo com sua desoxidação do aço, ou com a quantidade liberada de gás durante a solidificação, e podem também ser classificados em quatros tipos:
Aços Acalmados - Durante a solidificação, verifica-se pequenos desprendimentos de gases, adicionam alimentos desoxidantes.

Aços Semi-Acalmados - O desprendimento é maior que no aços acalmados, e menor nos aços efervescentes desoxidantes e semi-desoxidados.

Aços Efervescentes - Não utilizam elementos desoxidantes, por isso apresentam uma diferença na composição química, em função ao processo de solidificação e desprendimento de gases.

Aços Semi-Desoxidados - Apresentam características semelhantes aos aços efervescentes, mais ou menos degrau. Porém neles pode-se eventualmente acrescentar um desoxidante para controlar a desprendimento dos gases.

As peças fundidas de aço tem o grande emprego da técnica de fundição, pois as peças podem ser produzidas de várias formas e dimensões, com razoáveis resistências mecânicas e tenacidade, com um custo baixo.
As peças fundidas apresentam alguns defeitos superficiais ou internos, portanto, devem

Relacionados