Anders celsius (1701-1744)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (652 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Biografia

Anders Celsius (1701-1744)


Anders Celsius foi um astrónomo sueco mundialmente conhecido pela sua escala termométrica, nasceu em Uppsala, na Suécia, em 27 de Novembro de 1701,tornou-se professor de astronomia em 1730, desde 1732 visitou e trabalhou na maior parte dos observatórios astronómicos europeus durante 4 anos.
Em 1736 participou na “Expedição Lapland” do astrónomofrancês Maupertius a Torneå (norte da Suécia) para medir o comprimento de um grau ao longo dum meridiano próximo do pólo e compará-lo com o medido no Peru, próximo do equador. Foi confirmada a previsãode Newton de que a Terra tem a forma elipsoidal, achatada nos pólos. Celsius serviu-se do prestígio granjeado pela sua participação nesta expedição para conseguir a construção do moderno “ObservatórioCelsius” em Uppsala, terminado em 1741, nesse ano publicou o livro “Aritmética para a juventude sueca”.
A escala Celsius tem origem no seu artigo “Observações sobre dois graus persistentes numtermómetro” de 1742. Celsius verificou durante dois anos que o descongelamento da neve ou do gelo, em locais de diferentes latitudes e com diferentes pressões atmosféricas se verificava sempre no mesmo pontodo termómetro. Usou este “ponto fixo” como referência para 100 graus. O outro “ponto fixo” escolhido foi o correspondente à ebulição da água à pressão de 755 mm de mercúrio, a que associou 0 graus.Dividiu a distância entre os dois pontos em 100 partes iguais, obtendo assim a chamada escala Celsius para medição de temperaturas. A escolha de 0 graus para a temperatura de ebulição da água evitava ouso de temperaturas negativas. Após a sua morte, os “pontos fixos” 0 e 100 foram trocados, ficando a escala como hoje a conhecemos. Pensa-se que o autor da troca foi o fabricante de instrumentoscientíficos Daniel Ekström, embora também se refira o nome de Strömer e, menos seguramente, de Carl von Linné. Dada a natureza da escala, a sua unidade chamou-se “grau centígrado” durante muitos anos....
tracking img