Andebul

10774 palavras 44 páginas
Módulo 10 - Andebol

CURSO TÉCNICO DE ENERGIAS RENOVAVEIS

Ano Lectivo 2013/2014

Aluno: Luis Pedro Morgadinho N.º 15

Dezembro de 2013

Índice
1.Introdução 1
2. Andebol 2 2.1. Componente Histórica da Modalidade 2
3. Conclusão 32
Sitegrafia 33
1. Introdução
Este trabalho foi proposto pelo professor Bruno Narra para recuperação de horas do módulo 10 de Educação Física.
Com este trabalho pretendo aumentar os meus conhecimentos relacionados com a modalidade desportiva de Andebol, respetivas habilidades técnicas e conhecimentos das regras e das principais ações técnico táticas.

2. Andebol 2.1. Componente Histórica da Modalidade

Nem sempre é fácil determinar com precisão a origem dos vários desportos que hoje em dia atraem gente, quer como praticantes, quer como simples espectadores.
O andebol, embora considerado um dos desportos mais jovens, tem as suas origens na antiga Grécia, onde se praticava um jogo de bola na mão conhecido por “jogo da Ucrânia”, descrito por Homero na Odisseia.
Konrad Kech, Porfírio Malheiro, Lucien Dehoux e Wasc Heiser, todos eles professores de ginástica ou educação física, são nomes frequentemente associados ao desenvolvimento da modalidade no continente europeu, entre finais do séc. XIX e princípios do séc. XX.
Contudo, o andebol, como desporto, só apareceu após a I Guerra Mundial.
A sua criação é, normalmente, atribuída aos alemães Hirschmann e Karl Schelenz. No entanto, o Uruguai reivindica para si a paternidade deste jogo. Para os sul-americanos, o criador da modalidade foi o professor de educação física António Valeta que, baptizando-a de “balon”, pretendeu fazer uma réplica do futebol.
O grande incremento do andebol, a nível mundial, deve-se ao aparecimento do andebol de sete, em vez do andebol de onze, praticado originalmente.
Esta variante da modalidade surgiu nos países nórdicos, mais

Relacionados