Andebol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (2000 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

* Introdução……………………………………………………………..…pág. 2;
* História e origem do andebol…………………...…………………pág. 3 e 4;
* Campo de andebol………………………………………………....pág. 4 e 5;
* Bola de andebol………………………………………………….....pág. 5 e 6;
* Objetivo e características da modalidade………………………..pág. 6 e 7;
* Regras do jogo…………………………………………………..pág. 7, 8 e 9;
* Açõestécnico-táticas…………………………………………..…pág. 9 e 10;
* Conclusão……………………………………………………….……..pág. 11;
* Bibliografia e webgrafia……...………………………………………..pág12.

Introdução

Estre trabalho, realizado no âmbito da disciplina de Educação Física tem o objetivo de abordar a maioria dos aspetos sobre o desporto coletivo, andebol.
O andebol é um desporto algo semelhante com o basquetebol, visto que é jogado com as mãos e são utilizados alguns dos mesmosgestos técnicos.
Dividi o meu trabalho por tópicos e vou tratar cada um deles, de forma a que fique a perceber mais sobre esta modalidade.

História e origem do andebol

O andebol é considerado um dos desportos mais antigos visto que tem origem na mais antiga Antiguidade.
Já era praticado na Antiga Grécia, como um desporto praticado com a bola na mão. Um pouco por todo o mundo já sepraticavam desportos semelhantes ao andebol, como na Bélgica, na Checoslováquia e até mesmo em Portugal.

Visto que durante todo o séc. XIX o andebol foi considerado um desporto bastante desenvolvido na Alemanha, em 1920, Karl Schellenz, professor numa escola Superior de Educação Física em Berlim, observou numa viagem ao Uruguai, num jogo que lá realizavam e a partir deste publicou as primeirasregras do andebol de 11 jogadores. Era supostamente um jogo semelhante ao futebol, jogano num campo igual, diferenciando apenas que esta nova modalidade era praticada com as mãos.
Por outro lado, Maximilian Heiser observou jogos praticados na Dinamarca com o nome Handball que era semelhante ao de Schellenz, mas praticado num recinto coberto e com 7 jogadores porque nos países nórdicos tornou-sedifícil jogar andebol, por questões meteorológicas. Deste modo teve de passar a jogar-se em pavilhões ou áreas cobertas, obrigando a que se diminuísse o número de jogadores.

Ao longo do tempo, esta modalidade foi evoluindo, com novas regras e novos gestos técnicos e sobretudo a nível de situação de jogo, visto que foi deixando de existir o jogo de 11 elementos.
De início, apenas o andebolmasculino tinha sido aceite fazendo parte das modalidades olímpicas. Quatro anos mais tarde, foi aceite também o andebol feminino.

O andebol em Portugal também evoluiu. O jogo de 11 elementos começou por ser praticado na cidade do Porto, introduzido pelo alemão Armando Tshopp.
O primeiro jogo oficial de andebol em Portugal, em 1931, no Porto e foram fundadas nesta altura as Associações deAndebol de Lisboa e do Porto.
Novamente por um desportista alemão, Henrique Feist, foi introduzido no país o andebol de 7 elementos.
O primeiro torneio teve lugar em Cascais, no mesmo ano em que foi estabelecida a nova modalidade.

Atualmente, o andebol é um dos desportos colectivos mais populares a nível mundial e nacional, visto que é o segundo desporto mais praticado em Portugal, a seguir aofutebol.

Campo de andebol

Um campo de Andebol deve ter as dimensões oficiais, isto é, tem as medidas obrigatórias para se poder praticar andebol de 7 elementos de forma oficial, como é o caso do Campeonato Nacional de Andebol. 
O campo de Andebol tem 40 metros de comprimento e 20 metros de largura. Possui várias linhas, as linhas de 9 metros, de 7 metros e de 4 metros, a linha de meio-campoe a linha lateral.
A baliza tem 3 metros de largura por 2 metros altura.
A área de baliza de um campo de andebol é restrita ao guarda-redes de cada equipa, isto é, nenhum dos outros jogadores pode passar da linha de 6 metros.

Bola de andebol

A bola só pode ser tocada com as mãos ou com qualquer parte do corpo acima dos joelhos, à excepção do guarda-redes que...
tracking img