Andebol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2891 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Pelo facto de não conseguir realizar as aulas de educação física, por questões de saúde, o professor Juca pedio para eu fazer um trabalho para ter algo com o qual me possa avaliar, apesar que não dar 100% como as aulas de Educação Física , do qual, este propôs-me fazer algo sobre a modalidade que está a ser abordada na aula de Educação Física do 1º Período, às quintas-feiras.
Essamodalidades sé o Andebol..
No Andebol poderei dizer que este tem como atitudes: a Cooperação, o Respeito, a Cordialidade e a Aceitação, e neste trabalho sobre a modalidade falarei sobre a sua História, alguns Gestos técnicos ( Remate, Passes…), e sobre as suas principais regras.

Espero que o meu trabalho esteja compreendido sobre os parâmetros que o professor pediu, e agradeço por me dar aoportunidade de levantar a nota com este trabalho, ficando assim a saber mais sobre esta modalidade, uma vez que mal fui às aulas, como indiquei em cima, por questões de saúde,

Obrigado.

[pic]

Na Alemanha, no século XIX, o Andebol já se destacava entre muitos jogos, sendo lançadas as bases do andebol de 11 na Escola Normal Superior de Educação Física de Berlim por volta de 1920, peloSchellenz, professor nessa escola.
Conhecido por jogo da Ucrânia, era como o andebol era chamado, já na antiga Grécia. Baptizados pelos trovadores como “os primeiros Jogos de Verão”, durante a Idade Média, os jogos de bola na mão eram praticados nas cortes.
O Andebol era praticado num campo de futebol, mas sempre utilizando as mãos, já, por razões climatéricas, devido ao rigor dos Invernos,se tornava impossível praticar este desporto nos campos ao ar livre, tendo este ser substituídos por salas fechadas, o que obrigou à diminuição do número de jogadores em campo, em vez de 11 jogadores, passaram a jogar 7.
Por volta da Segunda Guerra Mundial, a modalidade de 7 jogadores impôs-se como um desporto europeu, principalmente em recintos escolares, tendo a modalidade de 11 entradoem decadência.
Já nos jogos Olímpicos, esta modalidade passou a ser praticada apenas em 1972 (masculinos) e 1976 (femininos).
Crê-se que é o segundo desporto mais praticado em Portugal.
Foi após o aparecimento do Andebol de 7, em que este ficou mais “popular” a nível mundial.
O I Campeonato do Mundo foi disputado em 1938 tendo sido o grande Vencedor a Alemanha, mas só em1954 é que se disputava com regularidade Campeonatos internacionais.
O desportista alemão, Armando Tshopp, fez com que o Porto fosse a primeira cidade Portuguesa com a prática do Andebol de 11.
Mesmo antes do Andebol ter chegado a Portugal, existia um jogo semelhante ao Andebol designado por Malheiral, por ter sido o autor deste jogo o professor de Educação Física Profírio Malheir.A primeira apresentação oficial de jogo de Andebol teve lugar a 31 de Janeiro de 1931, e nesse mesmo ano foi formada a Associação de Andebol

de Lisboa, bem como, no ano seguinte, em 1932, a Associação de Andebol do Porto.
Só apenas em 1949, é que o Alemão, Henrique Feist, introduziu o Andebol de 7 em Portugal, sendo o primeiro torneiro oficial deste tipo de Andebol organizadoem 1949 pelo mesmo na vila de Cascais no Verão.
Pela popularidade do Andebol de 7, o Andebol de 11 extinguiu-se, deixando completamente a sua prática.

Existem três gestos técnicos que são usados frequentemente Andebol sendo estes a Recepção, o Remate e o Passe.

[pic]RECEPÇÃO:

- A recepção consiste em ajudar-nos a controlar a bola, de forma mais segura, para poder jogarde imediato. No momento da recepção o atleta deve enquadrar-se com o colega de equipa que lhe vai passar a bola e na altura da recepção os braços devem de estar estendidos com os cotovelos descontraídos para que quando a bola entrar em contacto com as mãos eles flectirem para amortecer a velocidade desta e protegê-la do corpo. Na recepção, os polegares das duas mãos devem tocar um no outro...
tracking img