Andar do bebado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo Dirigido: MÉTODO DE ESTUDO I
1- Por que a fixação deve ser a primeira etapa para o preparo de uma lâmina histológica?
Para evitar a digestão dos tecidos por enzimas presentes no interiordas células (autólise) ou por bactérias e para preservar a estrutura e a composição molecular, fragmentos de órgão devem ser tratados antes ou o mais rapidamente possível depois de sua remoção.
2-Justifique a necessidade da diafanização ou clareamento no preparo das lâminas histológicas.
A diafanização é necessária para a retirada do etanol do tecido, além disso é usada para clarear a peça.3- Explique as duas etapas que precedem a impregnação do material pela parafina.
Desidratação: A água é inicialmente extraída passando os fragmentos por diversos banhos de soluções deconcentrações crescentes de etanol em água (normalmente de etanol 70% a etanol 100%).
Diafanização: Após a desidratação o etanol presente nos fragmentos deve ser substituído por uma substância intermediária(geralmente um solvente orgânico) que é miscível tanto em etanol como no meio que foi escolhido para inclusão. Para inclusão em parafina a substância intermediária mais comumente usada é o xilol.
4-Que tipo de procedimento devemos realizar quando desejamos estudar os lipídios presentes nos tecidos?
Quando desejamos estudar os lipídeos presente nos tecidos, é aconselhado o uso de secçõescongeladas, pois a imersão de tecidos em solventes como o xilol dissolve estas substâncias.
5- Como se comportam a hematoxilina e a eosina no processo de coloração do material a ser estudado?
Ahemotoxilina se comporta como um corante básico, ligando-se as estruturas basófilas dos tecidos. Os principais componentes do tecido que ionizam e reagem com corantes básicos o fazem por conter ácidos na suacomposição – ácidos nucleicos, glicosaminoglicanas e glicoproteínas ácidas. A eosina cora principalmente os componentes acidófilos dos tecidos como as mitocôndrias, os grânulos de secreção,...
tracking img