andabilidade

344 palavras 2 páginas
Uma das grandes discussões atuais é acerca da mobilidade urbana, que se torna cada vez mais um problema nas grandes, médias e mesmo pequenas cidades. Onde eu posso ir a pé a uma padaria, mercado, escola? E de bicicleta, e de carro? Quanto tempo levamos para chegar no hospital ou no parque mais próximo?
Inserido nesse quadro, foi fundada a empresa Walk Score, com serviço em website e aplicativo, que mede a caminhabilidade de uma vizinhança. Ou seja, usando dados sobre os atrativos (serviços, comércios, parques) que há na região, mede-se o quanto o habitante pode descolar-se a pé para realizar suas atividades diárias. A empresa usa pontos para cada categoria de atrativo e a ‘nota’ sai de acordo com a distância em que ele pode ser encontrado da região. Por exemplo, a nota máxima para um atrativo é dada quando ele está disponível a menos de 400m e a miníma quando ele está disponível a mais de 1,6 km da região analisada. No site também se encontra notas para o uso de bicicleta e carro.
Segundo seus fundadores, a empresa acredita que a melhor solução para os problemas urbanos, economia, saúde e meio ambiente é criar cidades e bairros onde se possa andar a pé para realizar as principais atividades do cotidiano. E parece que estão corretos: o preço das localidades com uma nota alta no Walk Score estão valorizando.
Entretanto, o Walk Score atualmente funciona apenas para as cidades dos Estados Unidos, Canadá e Austrália. No Brasil, apesar de dar notas se pesquisadas as cidades, elas não são confiáveis pois não passaram por uma análise da empresa, como as cidades dos países citados. Mas o objetivo da empresa é levar o Walk Score para todas as principais cidades do mundo, então esperamos que em breve o Brasil seja contemplado.
Site: http://www.walkscore.com

Fontes:

Vanderbilt, Tom. “What’s Your Walk Score?” 12 Abril 2012. Slate.com 13 Agosto 2014

Trimarchi, Maria. "What’ a walk score?" 10 Dezembro 2008. HowStuffWorks.com. 13 Agosto 2014.

Relacionados

  • Boas prática mobilidade urbana
    8792 palavras | 36 páginas