Ancylostoma duodenalle

955 palavras 4 páginas
Introdução

Infelizmente parasitoses que poderiam ser evitadas com medidas aparentemente fáceis e lógicas, ainda assolam muitas pessoas. A ancilostomíase ou “amarelão”, é uma doença séria causada pelo Ancylostoma duodenale / Necator americanus, (sendo o segundo mais comum nos EUA) que normalmente assola populações pobres. Este fato tem perfeita ligação com as principais medidas preventivas: andar calçado e ter acesso a moradias dignas com rede sanitária adequada. Revelando-nos assim, que este mais do que um problema de saúde,e um campo de interesse sob uma perspectiva biológica, retrata um problema sério de cunho social. Com uma abordagem clara e direta, este trabalho tem por objetivo, informar e caracterizar a doença, o agente causador da mesma, prevenção, sintomas e diagnóstico.

Ancylostoma duodenale: o verme do amarelão

Os vermes parasitas causadores da doença conhecida como amarelão, são o Ancylostoma duodenale e Necator americanus. Sendo o Necator americanus mais conhecido nos Estados Unidos. Os ovos forma ovalada, casca fina e transparente e um espaço largo e claro entre a casca e o conteúdo dos ovos. As larvas rebditóide apresentam bulbo esofageano (esôfago do tipo rabditóide) e vestibulo bucal longo. Já as larvas filarióide apresentam esôfago cilíndrico (do tipo filarióide) e cauda pontiaguda.

Ovos de ancilostoma

O verme adulto mede de 8 a 13 mm de comprimento e possui placas cortantes ou dentes na sua boca. Fixa-se à parede interna do intestino delgado onde sangue, linfa e fragmentos na mucosa são levados para o intestino do verme pela sucção da faringe. As fêmeas são um pouco maiores que os machos. Possuem o corpo cilíndrico, rígido, somente afilado nas extremidades. Os machos apresentam na extremidade posterior uma expansão chamada de bolsa copuladora. Na porção anterior encontramos a cápsula bucal, que permite a distinção entre os dois parasitas.

Transmissão da

Relacionados