Ancorra de carreira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1071 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]























































































INTRODUÇÃO

O conceito de carreira tem sofrido alterações no seu significado com o decorrer dos tempos.
Segundo Crespo (1996), o termo carreira foi criado pelos franceses, designando, entreoutras coisas, corrida competitiva, transformando-se mais tarde, na idéia de trajetória, contendo a noção de progressão de um indivíduo através da vida ou a noção de desenvolvimento através de um percurso.
Para Sennett (1999), carreira significa, originalmente na língua inglesa, estrada para carruagens. Com a aplicação do termo ao trabalho, passou a ser um canal de atividadeseconômicas ao longo da vida do indivíduo.
Hall & Mirves (1995), afirmam que uma carreira tradicional é caracterizada pela permanência do trabalhador em uma mesma organização durante toda sua vida é incompatível com a necessidade de mudança que as organizações precisam ter para enfrentar as turbulências do ambiente atual.

Segurança e Estabilidade



Segundo Scheir (1996),pessoas que organizam suas carreiras para se sentirem estáveis e seguras, permitindo assim que os futuros e ventos sejam previsíveis e possam assim relaxar e prever o seu sucesso. Geralmente estão ligados a empregos do governo ou exército, pois estes garantem estabilidade.
Muitas vezes são percebidos como “sem ambições” e podem ser rejeitados em culturas que valorizam a ambição.Os maiores talentos deste grupo atingem níveis maiores na hierarquia da organização. Os que têm talentos inusuais se satisfazem de encontrar um hobby onde possam realizá-los. Preferem um tipo de trabalho mais ligado ao contexto do que a natureza do trabalho propriamente dito. Prefere ser reconhecidos por sua fidelidade, desempenho correto que vão lhe assegurar mais estabilidade futura.O perfil deste profissional:
• Ser reconhecido por sua fidelidade e desempenho correta, que vão assegurar mais estabilidade futura.
• Tende a deixar suas carreiras nas mãos de empregadores.
• Prefere trabalhos estáveis e previsíveis.
• Acredita que a lealdade contribui para o bom desempenho da empresa.
Perspectivaspara os profissionais que possuem esta âncora
Indivíduos ancorados em Segurança/Estabilidade experimentam os mais severos problemas, porque a mudança das políticas organizacionais de “garantia no emprego” possam para a obtenção de “segurança e empregabilidade”. Isso significa que o ocupante de carreira ancorado em segurança/estabilidade tem que mudar o foco de dependência daorganização para a dependência de si mesmo.


Estilo de vida Integrado
Para Scheir (1978), a teoria de âncora de carreira assegura que indivíduos possuem uma âncora de carreira dominante, ou um valor do qual não abririam mão enquanto uma escolha fosse feita.
Segundo o autor um indivíduo somente poderia descobrir sua âncora de carreira através de uma experiênciaprofissional, onde seus talentos pessoais, motivações e valores são testados e verificados.
Assim sendo, pessoas podem descobrir que apresentam uma tendência para o trabalho voluntário, uma vez que, quando uma escolha fosse exigida o valor de contribuir beneficamente para a sociedade predominasse no indivíduo.
Segundo Barth (1993), a teoria de âncora de carreiras deScheir fornece uma importante e eficaz estrutura para se entender à disposição da motivação na carreira.
Portanto, para se entender o trabalho voluntário é preciso conhecer as suas verdadeiras motivações e para isso utilizaremos à estrutura de âncoras de carreiras de Scheir.
Para Dutra (1996), a reflexão sobre âncora de carreira é o insumo básico para verificarmos que...
tracking img