Ancilostomose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ancilostomíase

Conhecida por amarelão,é uma doença causada pelos vermes Necator americanus e Ancylostoma duodenale. suas formas adultas se instalam no intestino delgado e, na maioria dasvezes, provocam quadros de anemia. Nesse caso, o parasita penetra na pele do indivíduo quando ocorre um contato direto com o solo infestado pelas larvas. após passarem pela pele, as larvas atingem acorrente sanguínea, seguindo em direção aos alvéolos pulmonares. Pelas vias respiratórias, se deslocam pela traquéia até a laringe, onde são deglutidas com os alimentos, passando pelo esôfago, estômago ealcançando a parede do intestino. É nesse local que se reproduzem. além da anemia, a ancilostomíase provoca problemas pulmonares e cansaço. Pacientes com esse parasita tendem a eliminar pequenasquantidades de sangue nas fezes.

CICLO BIOLÓGICO

Os ovos depositados pelas fêmeas, no intestino delgado do hospedeiro, são eliminados para o meio exterior através das fezes. No meio exterior asovas necessitam, principalmente boa oxigenação, alta umidade e temperatura elevada.
No ambiente externo recém-eclodida, apresenta movimentos serpentiformes e se alimentam de matéria orgânica,passando então a se transformar em larva de terceiro estádio, denominada larva infectante. É a única forma dos ancilostomatídeos infectante para o hospedeiro.
Vias de transmissão ou infecção penetramtanto por via oral como transcutânea, apesar de alguns autores admitirem que a via oral é mais efetiva.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da ancilostomose pode ser analisado sob o ponto de vistacoletivo ou individual. Em ambos os casos o diagnóstico de certeza será alcançado pelo exame parasitológico de fezes.

SINTOMAS
Lesão Cutânea: Hipersensibilidade com irritação local,prurido, edema. Ocorre na parte superior dos pés, nas pernas, nádegas e regiões interdigitais.
• Lesão pulmonar: Presença de focos hemorrágicos (onde as larvas perfuram as paredes alveolares), edema e...
tracking img