Anax menes de Mileto 1

301 palavras 2 páginas
Anaxímenes de Mileto foi um filósofo pré-socrático do Período Arcaico, praticou o materialismo monista. Escreveu a obra “Sobre a natureza”, em prosa. Dedicou-se especialmente à meteorologia. Foi o primeiro a afirmar que a luz da Lua é proveniente do Sol.
Anaxímenes afirmava ser o ar a sua substância primária, a partir da qual todas as outras coisas eram feitas. []Enquanto a escolha de ar possa parecer arbitrária, ele baseou as suas conclusões em fenômenos observáveis na natureza, como a ficção e a condensação. []Quando o ar condensa, torna-se visível, como o nevoeiro e depois a chuva e outras formas de precipitação, e enquanto o ar arrefece.
Após concluir que tudo no mundo é composto de ar, Anaxímenes usou depois a sua teoria para desenvolver um esquema que explicasse as origens de natureza da terra e dos corpos celestes ao seu redor.
Anaxímenes usou as suas observações e o raciocínio para providenciar as causas de outros fenómenos naturais. Terremotos, dizia, eram o resultado da falta de humidade, que causa que a terra sofra fracturas de tão seca que está, ou por excesso de humidade, que também causa fractura pelo excesso de água. Os relâmpagos são causados por uma separação violenta, desta vez de nuvens pelo vento, causando uma iluminação brilhante semelhante a fogo. O arco-íris, é formado quando ar densamente comprimido é tocado pelos raios do sol.
[]Estes exemplos mostram como Anaxímenes, como os outros milésios, procuravam uma visão mais completa da natureza, procurando unificar causas para diversos eventos que ocorressem, em vez de tratar cada um por si ou atribuindo as causas a deuses ou a uma natureza personificada.[]

TRABALHO
DE FILOSOFIA

Alunos: Anna Beatriz n°05; Mariéli n°26; Sérgio n°34; Stefani n°35
Critérios avaliados: ME-CO-RI-CR-CC-P
Orientadora: Maria Emília

Relacionados

  • Notas de fisica
    11314 palavras | 46 páginas