anatomoa humana

432 palavras 2 páginas
Resumo dos Nervos Cranianos

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
IX par craniano Nervo Glossofaríngeo
É um nervo misto que emerge do sulco lateral posterior do bulbo, sob a forma de filamentos radiculares, que se dispõem em linha vertical. Estes filamentos reúnem-se para formar o tronco do nervo glossofaríngeo, que sai do crânio pelo forame jugular. No seu trajeto, através do forame jugular, o nervo apresenta dois gânglios, superior e inferior, formados por neurônios sensitivos. Ao sair do crânio, o nervo glossofaríngeo tem trajeto descendente, ramificando-se na raiz da língua e na faringe. Desses, o mais importante é o representado pelas fibras aferentes viscerais gerais, responsáveis pela sensibilidade geral do terço posterior da língua, faringe, úvula, tonsila, tuba auditiva, além do seio e corpo carotídeos. Merecem destaque também as fibras eferentes viscerais gerais pertencentes à divisão parassimpática do sistema nervoso autônomo e que terminam no gânglio óptico. Desse gânglio, saem fibras nervosas do nervo aurículo-temporal que vão inervar a glândula parótida.
1. Origem: sulco lateral posterior do bulbo. Classificado como um nervo MISTO.
2. Forma de abandono na caixa craniana: pelo forame jugular
3. Função: A parte motora. é responsável pela contração do músculo estilofaríngeo e com o X par craniano inerva constrictores e da faringe e palatofaríngeo. Conduz fibras parassimpáticos à parótida (para glândulas salivares).
4.A parte sensitiva inerva a cavidade timpânica, trompa auditiva, região das tonsilas palatinas (amídalas), mucosa da faringe e 1/3 posterior da língua. (Sensitivo e motor; conduz impulsos gerais e gustativos).
XI par craniano Nervo Acessório

Formado por uma raiz craniana e uma espinhal. A raiz espinhal é formada por filamentos que emergem da face lateral dos cinco ou seis primeiros segmentos cervicais da medula, constituindo um tronco que penetra no crânio pelo forame magno. A

Relacionados