Anatommia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1211 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 LIDERANÇA



Um grupo, sem alguém que o guie torna-se um ciclo de anarquia, de desagregação o que dificultará a conclusão de qualquer trabalho com êxito. Daí a necessidade de um líder para organizar as equipes de trabalho, fazendo com que essas equipes tenham objetivas e metas a cumprir.

Desta forma a liderança de um grupo está relacionada com as competências decomunicação e ideias. O que nos trás inúmeras definições do que seja liderança. Afirmativa essa trazida por Rego (1998), onde se refere que “existem quase tantas definições de liderança quantas as pessoas a tentar defini-la”.

Assim, Parreira (2005) afirma que liderança:

É um processo de influência e de desempenho de uma função grupal orientada para a consecuçãode resultados, aceites pelos membros dos grupos. Liderara é pilotar a equipe, o grupo, a reunião; é prever, decidir, organizar.




Para Hunter, (2004) liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum.

Maxwell (2007) colabora citando que liderança está além dogerenciamento, é um conjunto de fatores que são:

✓ Mais pessoas do que projeto;

✓ Mais movimento do que manutenção;

✓ Mais arte do que ciência;

✓ Mais intuição do que fórmula;

✓ Mais visão do que procedimento;

✓ Mais risco do que cuidado;

✓ Mais ação do que reação;

✓ Mais relacionamentodo que reagras;

✓ Mais quem é você do que o que você faz




1.1 Tipos de liderança



Existem varias abordagens aos tipos de liderança. No entanto, a mais comumente referenciada e utilizada é de White e Lipptt (1939) o qual diferencia três tipos de liderança e suas resultantes, são eles: Autocrático, Democrático e Liberal.

Desta forma, a LiderançaAutocrática descreve um líder que fixa as diretrizes sem qualquer participação do grupo, é ele que determina os métodos e a forma de trabalho não sendo indicado a liderar grupos de profissionais experientes, pois certamente haverá de imediato forte tensão, frustração. O que demonstra que este tipo de líder é temido e não admirado, pois ele consegue mandar e não influenciar seus subordinados.No segundo lugar temos a Liderança Democrática onde o líder se envolve com os subordinados na tomada de decisão, estimulando, delegando e incentivando seus subordinados. As atividades são realizadas mesmo na sua ausência o que garante a este líder conseguir o principal alvo da liderança que é a influência interpessoal sobre sua equipe.

Em terceiro vêm a Liderança Liberal, totalmentecontraria a autocrática, é dado ao grupo total liberdade para decidir e executar formas de trabalho, sendo mínima a participação do líder. Normalmente essa liderança tende a forma um grupo de profissionais medíocre ao se perder muito tempo com discussões de ordem pessoal.










1.2 Poder, Autoridade e Influência.



As palavras poder, autoridade e influência adquiremuitos significados, mas nos delimitaremos no conceito que estejam relacionados à liderança. Desta forma, poder é a capacidade de exercer influência.

Para Max Weber (1982) poder é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer. E autoridade é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontadeo que você quer por causa de sua influência pessoal.
Para Diniz (2005) Influência é a relação sistêmica entre influenciador e influenciado, é quando o influenciador realizar um processo de influência tendo efeito no comportamento do influenciador.
Raven (1990) colabora ao descrever que influência é a mudança no comportamento, atitude ou na crença de uma pessoa resultante da...
tracking img