Anatommia

1211 palavras 5 páginas
1 LIDERANÇA

Um grupo, sem alguém que o guie torna-se um ciclo de anarquia, de desagregação o que dificultará a conclusão de qualquer trabalho com êxito. Daí a necessidade de um líder para organizar as equipes de trabalho, fazendo com que essas equipes tenham objetivas e metas a cumprir.

Desta forma a liderança de um grupo está relacionada com as competências de comunicação e ideias. O que nos trás inúmeras definições do que seja liderança. Afirmativa essa trazida por Rego (1998), onde se refere que “existem quase tantas definições de liderança quantas as pessoas a tentar defini-la”.

Assim, Parreira (2005) afirma que liderança:

É um processo de influência e de desempenho de uma função grupal orientada para a consecução de resultados, aceites pelos membros dos grupos. Liderara é pilotar a equipe, o grupo, a reunião; é prever, decidir, organizar.

Para Hunter, (2004) liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum.

Maxwell (2007) colabora citando que liderança está além do gerenciamento, é um conjunto de fatores que são:

✓ Mais pessoas do que projeto;

✓ Mais movimento do que manutenção;

✓ Mais arte do que ciência;

✓ Mais intuição do que fórmula;

✓ Mais visão do que procedimento;

✓ Mais risco do que cuidado;

✓ Mais ação do que reação;

✓ Mais relacionamento do que reagras;

✓ Mais quem é você do que o que você faz

1.1 Tipos de liderança

Existem varias abordagens aos tipos de liderança. No entanto, a mais comumente referenciada e utilizada é de White e Lipptt (1939) o qual diferencia três tipos de liderança e suas resultantes, são eles: Autocrático, Democrático e Liberal.

Desta forma, a Liderança

Relacionados

  • Estudo dirigido de anatommia
    3155 palavras | 13 páginas