anatomia2

1487 palavras 6 páginas
DIFERENCIE ENTORSE, LUXAÇÃO E FRATURA.

Entorse: é a torção de uma articulação, com lesão dos ligamentos (estruturas que ligam um osso a outro, nas articulações), sendo que os ligamentos podem sofrer ruptura total ou parcial. Suas causas se dão por conta de irregularidade do solo, uso de sapatos altos e saltos estreitos e determinadas formas de andar. Seus sinais e sintomas são: dor intensa no local, inchaço, deformidade, dificuldade para movimentar, hematoma. O tratamento se dá com repouso do local lesionado, aplicação de gelo envolvido no saco plástico (não se esquecendo de proteger a pele com uma toalha ou pano porque o gelo pode queimar) e elevar o membro para reduzir o inchaço.
Luxação: é quando a extremidade de um osso é deslocada de seu lugar. A dor e inchaço acontecem imediatamente após a lesão. Normalmente é impossível realizar algum movimento. O tratamento consiste na aplicação de gelo (envolvido no saco plástico) para reduzir a dor e o inchaço.
Fratura: é a quebra da continuidade do osso. Pode apresentar-se de dois tipos: fechada ou simples (a pele permanece intacta, sem ferimentos em volta) e aberta ou composta (a pele está danificada e o osso pode ficar exposto ou não). Os locais mais acometidos são a clavícula, punho e fêmur. Apresentam sinais e sintomas como inchaço, dor, sangramento, incapacidade para a movimentação, hematoma. A melhor maneira de evitar dores e complicações é realizar a imobilização. Ainda em casa ou em locais fora do ambiente hospitalar, podemos solicitar à vítima que não movimente o membro afetado, chamar o Serviço de Emergência (SAMU 192) ou levá-lo a uma unidade de saúde. Podem-se utilizar alguns objetos para manter o membro afetado imobilizado: tábuas, pranchas de natação, cadernos, entre outros. O mais importante é não movimentá-lo e não usar tiras apertadas, pois podem constringir a circulação.

Referência bibliográfica:

Relacionados

  • ATPS DE ANATOMIA2
    1128 palavras | 5 páginas
  • trabalho anatomia2
    735 palavras | 3 páginas
  • ATPS Parte MMSS
    537 palavras | 3 páginas
  • anotomia
    1868 palavras | 8 páginas