Anatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (967 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo dirigido II – Osmose, Pressão Osmótica e Placa Motora e Contração Muscular.

1) Explique e dê a definição para os termos osmose e pressão osmótica.

Osmose é um processo físico em que aágua se movimenta entre dois meios com concentrações diferentes de soluto, separados por uma membrana semipermeável (permite somente a passagem das moléculas de água). Neste processo, a água passa de ummeio hipotônico (menor concentração de soluto) para um hipertônico (maior concentração de soluto). Na osmose, o processo se finaliza quando os dois meios ficam com a mesma concentração de soluto(isotônico).
A osmose ocorre em vários sistemas da natureza. Nas células do corpo humano, a osmose é um processo de extrema importância. A concentração de sais nas células, por exemplo, é controlada pelosistema de osmose. Como não ocorre gasto de energia, a osmose é considerada um tipo de transporte passivo.
Pressão Osmótica é a pressão que deveria ser aplicada sobre a solução, para impedir apassagem de solvente através da membrana semipermeável, ou ainda, poderíamos dizer que é igual a pressão exercida pelo soluto, se fosse gasoso e estivesse ocupando o volume todo da solução, na mesmatemperatura da solução.


2) Como é formado o Potencial de Membrana de Repouso? Cite as concentrações iônicas dentro e fora da célula em repouso.

Pode ser dito que o Potencial de Repouso é opotencial de membrana antes que ocorra a excitação da célula nervosa, ou o potencial gerado pela bomba de Na e K que joga 3 Na + para fora e 2 K + para dentro contra os seus gradientes de concentração, pelapermeabilidade seletiva da membrana ao K + e não ao Na + e pelos ânions com carga negativa retidos no interior da célula pela membrana celular.

3) Explique a participação da bomba de sódio epotássio, e de outras bombas, no equilíbrio iônico e na homeostasia hídrica do meio intracelular.

A bomba de potássio transporta íons de sódio desde o interior do axônio para o exterior, enquanto que,...
tracking img