Anatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1459 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
PORTFOLIO DE ANATOMIA HUMANA GERAL












.
. LICENCIATURA DE EDUCAÇÃO FISICA
.
.
.












ATIVIDADES
1) Quais são os órgãos componentes do sistema respiratório e do sistema cardiovascular e quais são suas respectivas funções?

RESPOSTA: O sistema respiratório humano é constituído por um par de pulmões e porvários órgãos que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares. Esses órgãos são as fossas nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traquéia, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos, os três últimos localizados nos pulmões.  Cardiovascular funciona para fornecer e manter suficiente, contínuo e variável fluxo sangüíneo aos diversos tecidos do organismo, segundo suas necessidadesmetabólicas para desempenho das funções que devem cumprir, diante das diversas exigências funcionais a que o organismo está sujeito. Assim, por exemplo, durante o exercício físico, o organismo encontra-se numa situação de elevado gasto energético e de aumento do metabolismo, em que vários órgãos necessitam ter seu fluxo sangüíneo aumentado para maior disponibilidade de oxigênio, nutrientes esubstâncias de ações diversas, visando o atendimento das exigências funcionais desencadeadas. Suas funções são :  para gerar e manter uma diferença de pressão interna ao longo do seu circuito; para conduzir e distribuir continuamente o volume sangüíneo aos diferentes tecidos do organismo; 

2) Como ocorrem as trocas entre o sangue e os tecidos?

RESPOSTA: O sangue que esta nos capilares fazem umatroca de nutrientes entre eles: vitaminas, proteínas, sais, eletrólitos, água. Também fazem troca de hormônios e oxigênios, mas para o sangue chegar ate os capilares ele precisa percorrer o corpo através dos vasos, ai esta a diferença, no corpo como um todo esse sangue só circula, e nos capilares ele faz essas trocas.

3) Qual é a importância do aparelho cardiorrespiratório para a prática deatividade física?

RESPOSTA: O aparelho cardiorrespiratório ajuda ao usuário otimizar o seu desempenho tendo em vista que ele pode verificar a sua freqüência cardíaca e se adaptar para um melhor aproveitamento da atividade física

4) Quais são os órgãos componentes do sistema digestório e suas respectivas funções?
RESPOSTA: No meu ponto de vista, designa-se como sistema excretor qualquer conjuntode órgãos que, num organismo, é responsável pela manutenção do meio interno, regulação do teor de água e sais minerais e eliminação de resíduos nitrogenados formados durante o metabolismo celular. No ser humano podemos considerar como sistemas excretores o sistema urinário (onde é produzida a urina) e a pele (que produz suor através das glândulas sudoríparas). O sistema respiratório, ao eliminardióxido de carbono, que é um dos principais resíduos da respiração celular, é por vezes, também incluído neste grupo por alguns autores (ainda que, na verdade, não seja responsável pela produção de uma "excreção" no sentido próprio da palavra).

Função: Eliminar as substâncias que estão em excesso, para manter o equilíbrio, chamado de equilíbrio dinâmico, que é fundamental para o bom funcionamentoda célula com o meio. Homeostase.

5) Elabore um plano de aula com o objetivo de melhorar a capacidade cardiorrespiratória e de prevenir a obesidade em crianças de sete a dez anos.
Educação física.

PLANO DE AULA
Alunos: sete a dez anos
Conteúdos: movimento do corpo; equilíbrio; manipulação e locomoção.
Objetivos:
·Estruturar movimentos que requeiram coordenação geral;
·Equilibrar-se emdiferentes situações, com ou sem deslocamento;

· Melhorar o desempenho na execução de atividades que requeiram agilidade, velocidade e flexibilidade.

Atividades:

Bola do túnel: divididas em igual número, os alunos formam duas colunas. Manter-se-ão com tronco flexionado para frente e com as pernas ligeiramente afastadas. Ao primeiro jogador de cada coluna entrega-se uma bola. Dado o...
tracking img