Anatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema urinário

1. 2 rins, 2 ureteres, uretra e bexiga.
Rins - Atua como vias de passagem e de armazenamento. Com a filtração do sangue e a formação da urina, os rins contribuem para a homeostasia dos líquidos do corpo de várias maneiras. As funções dos rins incluem: Regulação da composição iónica do sangue; Manutenção da osmolaridade do sangue; Regulação do volume sanguíneo; Regulação dapressão arterial ;Regulação do pH do sangue; Liberação de hormônios; Regulação do nível de glicose no sangue; Excreção de resíduos e substâncias estranhas.

Ureter - São dois tubos que transportam a urinados rins para a bexiga.

Bexiga - A bexiga urinária funciona como um reservatório temporário para o armazenamentoda urina.

Uretra - A uretra é um tubo que conduz a urina da bexiga para o meioexterno, sendorevestida por mucosa que contém grande quantidade de glândulas secretoras demuco. A uretra se abre para o exterior através do óstio externo da uretra.A uretra é diferente entre os dois sexos.


2. As atividades orgânicas resultam na decomposição de proteínas, lipídios e carboidratos acompanhados de liberação de energia e formação de produtos que precisam ser eliminados par o meio externo.A urina é um dos veículos de excreção com que conta o organismo.

3. Apresentando duas faces anterior e posterior e duas bordas medial e lateral e extremidades superior e inferior.

4. Os rins estão situados de cada lado da coluna vertebral, por diante da região superior da parede posterior do abdome, estendendo-se entre a 11ª costela e o processo transverso da 3ª vértebra lombar. São descritoscomo órgãos retroperiotoneais, por estarem posicionados por trás do peritônio da cavidade abdominal



5. É um tubo muscular que une o rim a bexiga. Partindo da pelve renal a parte superior e dilatada deste, segue em trajeto descendente pela parte posterior do abdome penetrando na pelve e seguindo até a o óstio ureteral onde se penetra na bexiga urinária, possuindo duas partes, abdominal epélvica.



6. a bexiga está localizada inferiormente ao peritônio e posteriormente à sínfise púbica: quando cheia, ela se eleva para a cavidade abdominal.
É um órgão muscular oco, elástico que, nos homens situa-se diretamente anterior ao reto e, nas mulheres está à frente da vagina e abaixo do útero.




7. No homem tem dupla função, sendo: de eliminar excretas do rim, e sendo parte do sistema reprodutor,na mulher, apenas para eliminação de excretas.


8.



9.




10. são as unidades funcionais dos rins, onde a urina é realmente formada; cada rim possui aproximadamente um milhão de néfron com a função de limpar ou depurar o plasma sanguíneo, dele retirando as subtâncias indesejáveis durante sua passagem pelo rim. Ao memo tempo que retém no sangue todas as substâncias que ainda são necessárias aoorganismo.


11.









Sistema genital masculino
12.





13. Testículos – Nos testículos ocorre a produção de espermatozóides e também a produção de testosterona (hormônio sexual masculino).

Epidídimo – É no ducto epidídimo que ocorre a maturação dos espermatozóides, além disso, este ducto também armazena os espermatozóides e os conduzem ao ducto deferente através de movimentos peristálticos(contração muscular).

Ducto Deferente – Os ductos deferentes têm a função armazenar os espermatozóides e de transporta-los em direção à uretra, além disso, ela ainda é responsável por reabsorver aqueles espermatozóides que não foram expelidos.

Ducto Ejaculatório – Os ductos ejaculatórios fazem parte da anatomia masculina e causam a acção da emissão em que os espermatozóides são depositados nauretra prostática. Cada indivíduo do sexo masculino tem 2 destes vasos.

Eles começam na estrutura denominada ductos deferentes, penetram na próstata e abrem-se um em cada orifício, de cada lado do utrículo na uretra prostática. À emissão , em que se misturam os componentes do sêmen na uretra prostática, segue-se a ejaculação. Durante a ejaculação, o sémen é expulso da uretra prostática pela...
tracking img