Anatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1119 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Dimensões anátomo funcionais da atividade motora.

Exercício.

01. Defina hérnia de disco.
A hérnia de disco é o deslocamento de um disco intervertebral. Em caso de um esforço muito grande e de má postura, a hérnia de disco pode aparecer quando a pressão é muito grande

02. Como se divide a coluna vertebral ?
A coluna vertebral é dividida em coluna cervical, torácica, lombar, sacro ecóccix

03. Quantas vértebras existem na coluna cervical, torácica e lombar?
Existem sete vértebras cervicais, doze torácicas e cinco lombares.

04. Cite quatro movimentos articulares.
Supinação, pronação, dorsiflexão e flexão plantar.

05. Defina escoliose.
A escoliose é uma curva anormal na coluna vertebral. Esse tipo de curva aparece no plano coronal, isso é, aparece quando olhamos apessoa ou “de frente” ou “de costas”.

06. Cite 20 ossos do seu conhecimento.
Osso frotal, pariental, occipital, temporais, mandíbula, maxila, zigomático, nasais, vômer, lacrimais, etmoide, esfenoide, úmero, rádio, tíbia, fíbula, fêmur,clavícula, esterno e costela.

07. Defina Bursite.
Bursite trata-se de uma inflamação das bolsas sinoviais que circundam da articulação. As bolsas enchemexcessivamente de líquido siovial, causando desconforto e limitando os movimentos da articulação da região afetada. E pode ser causada por lesões, peso excessivo ou infecção

08. O que é paralisia facial ?
A paralisia facial é um distúrbio ou uma paralisia total de todos, ou alguns, músculos da expressão facial. A paralisia facial pode ser classificada como central ou periférica
A paralisiaperiférica é causada pela paralisia dos nervos faciais, com incapacidade de fechar o olho, e mover o lábio do lado afetado.

09. Cite as principais causas de entorse.
As entorses são provocadas por uma excessiva distensão dos ligamentos e das restantes estruturas que garantem a estabilidade da articulação, originada por movimentos bruscos, traumatismos, uma má colocação do pé ou um simples tropeçarque force a articulação a um movimento para o qual não está habilitada. 

10. Defina ligamento cruzado anterior e posterior.
Os ligamentos cruzados são estruturas ligadas a estabilidade do joelho e estão localizados no centro da articulação . O ligamento cruzado anterior (LCA) assim como o posterior (LCP), são extra sinoviais, apesar de intra-articulares. Eles recebem esta denominação de acordocom sua inserção tibial, e  por se cruzarem no centro do joelho.

11. Defina distensão muscular.
É chamada de distensão a ruptura de um músculo, desde algumas de suas fibras até o músculo por inteiro. Para ocorrer uma distensão, a falta de aquecimento e alongamento e o próprio cansaço muscular contribuem muito, mas o agente causal é sempre um movimento forte de rápida contração ou ummovimento exagerado contra uma grande resistência.

12. Cite o músculo envolvido no torcicolo.
O músculo envolvido é o esternocleidomastoideo, que é um músculo da face lateral do pescoço, na região anterolateral.

13. Cite os músculos do quadríceps.
São eles o reto femoral (ou anterior), músculo vastus laterais (ou externa), vasto medal (ou interno) e vasto intermedius (ou crural)

14. Cite osmúsculos do manguito rotador.
Fazem parte do manguito rotador os seguintes músculos: Supra-espinho, infra-espinhoso, redondo menor e subescapular.

15. Cite o nome de cinquenta músculos.

Músculos da cabeça e pescoço: a cabeça
couro cabeludo/pálpebra occipitofrontal (occipital, frontal) - orbicular do olho - corrugador do supercílio - abaixador do supercílio
extraoculareslevantador superior da pálpebra - tarsal superior - retos (superior, inferior, medial, lateral) - oblíquos (superior, inferior)
intraoculares ciliar - dilatador da pupila - esfíncter da pupila
ouvido auricular - temporoparietal - estapédio - tensor do tímpano
nariz prócero - nasal (dilatator do nariz) - abaixador do septo nasal - levantador do lábio superior e da asa do nariz
boca...
tracking img