Anatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EQTEI


Enfermagem















Imperatriz



Sistema
Reprodutor Masculino
ÍNDICE:
Capa..........................................................................................................................1
Contracapa................................................................................................................2Índice.........................................................................................................................3
Introdução..................................................................................................................4
Desenvolvimento.......................................................................................................5Resumo......................................................................................................................6












INTRODUÇÃO:

A função primordial do aparelho reprodutor é perpetuar a espécie por meio de reprodução. O Sistema Reprodutor Masculino é o conjunto de órgãos encarregado da reprodução no homem, assim como o Sistema Reprodutor Feminino é o conjunto de órgãos encarregado da reprodução namulher. O organismo feminino é mais complexo que o do homem, pelo fato de possuir mais um órgão e consequentemente mais uma função: o útero que abriga e propicia o desenvolvimento de uma nova vida, resultante da união dos gametas.

A reprodução humana começa quando o óvulo inicia sua vagarosa travessia pelas tubas uterinas para o útero. No percurso, vários milhões de espermatozóides poderão ir aoencontro, mas somente os mais fortes conseguirão atingi-lo e apenas um deles fecundá-lo. Depois de nove meses se produzirá o nascimento do novo ser humano.

Existem métodos contraceptivos para evitar gravidez e também as DST?s, que são doenças que podem levar a morte e até mesmo ser passada de mãe para filho.

O Sistema reprodutor masculino é formado pelos testículos, ductos excretores(genitais), glândulas acessórias e pênis. Os órgãos constituintes contribuem para a formação primária, a reprodução. A produção e o transporte de espermatozóides, a secreção de fluídos e a deposição de sêmen no trato feminino. O órgão copulador também transporta urina para o ambiente externo.

APARELHO REPRODUTOR MASCULINO

CARACTERÍSTICAS GERAIS:

TESTÍCULOS:

Esses órgãos estão contidos numabolsa especializada de pele escroto. Os testículos são órgãos exócrinos e endócrinos combinados. A porção exócrina está relacionada a produção de espermatozóides . A porção endócrina é representada pelas células de Leydig e pelas células de sustentação de Sertoli.


Envoltórios testiculares:

Os testículos estão encerrados numa cápsula, a túnica albugínea composta por tecido conjuntivo denso. Atúnica albugínea é contínua com o tecido conjuntivo frouxo do mediastino testicular no pólo anterior do testículo. Ele envolve a rede testicular (rete testis). A túnica albugínea também é contínua com o tecido conjuntivo frouxo dos septos testiculares. Estes septos dividem o testículo em lóbulos (lóbulos testiculares).

Células intersticiais de Leidig:

As células insterticiais ocupam espaçosentre os túbulos seminíferos. Função: realizam a síntese de hormônios masculina (testosterona). Entre as principais funções da testosterona estão:
(1) promover o comportamento sexual normal; (2) desenvolver e manter a função das glândulas acessórias masculinas e as características sexuais secundárias e (3) facilitar a ação, juntamente com o FSH e LH na espermatogênese.

Túbulos seminíferos:Consiste em dois diferentes tipos celulares básicos: células de sustentação e células espermatogênicas.



Células de Sustentação:

As células de sustentação (células de sustentaculares ou células de Sertoli).

Funções: nutritivas, protetoras e de sustetanção para as células espermatogênicas. Além disso fagocitam espermatozóides em degeneração e corpos residuais destacados das...
tracking img