Anatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANATOMIA

CONCEITOS BÁSICOS
PARA O ESTUDO DA ANATOMIA HUMANA

1. Definição

Anatomia (anatome = cortar em partes, cortar separando) refere-se ao estudo da estrutura e das relações entre estas estruturas.
A fisiologia (physis + lógos + ia) estuda as funções dos órgãos e partes do corpo, isto é, como eles funcionam.

A função nunca pode ser separada completamente da estrutura, por isso énecessário estudar o corpo humano levando-se em conta a anatomia e a fisiologia juntas.
Você verá como cada estrutura do corpo está designada para desempenhar uma função específica, e como a estrutura de uma parte, muitas vezes, determina sua função.
Por exemplo, os pêlos que revestem o nariz filtram o ar que inspiramos.
Os ossos do crânio estão unidos firmemente para proteger o encéfalo.
Osossos dos dedos, em contraste, estão unidos mais frouxamente para permitir uma variedade muito grande de movimentos precisos.

Assim, a Anatomia é a ciência que estuda a forma, a estrutura e a organização dos seres vivos, tanto externa quanto internamente.
E a Fisiologia é a ciência que estuda o funcionamento da matéria viva, investiga as funções orgânicas, processos ou atividades vitais.
2.DIVISÃO
A Anatomia macroscópica humana estuda o corpo humano a olho nu e conforme o enfoque e recebe várias denominações:

ANATOMIA SISTEMÁTICA OU DESCRITIVA: estuda de modo analítico (separação de um todo em seus elementos ou partes componentes) e separadamente as várias estruturas dos sistemas que constituem o corpo, o esquelético, o muscular, o circulatório, etc.

ANATOMIA TOPOGRÁFICA OUREGIONAL: estuda, de uma maneira sintética (método, processo ou operação que consiste em reunir elementos diferentes e fundí-los num todo), as relações entre as estruturas de regiões delimitadas do corpo;

ANATOMIA DE SUPERFÍCIE OU DO VIVO: estuda a projeção de órgãos e estruturas profundas na superfície do corpo, é de grande importância para a compreensão da semiologia clínica (estudo einterpretação do conjunto de sinais e sintomas observados no exame de um paciente);

ANATOMIA FUNCIONAL: estuda segmentos funcionais do corpo, estabelecendo relações recíprocas e funcionais das várias estruturas dos diferentes sistemas;

ANATOMIA APLICADA - salienta a importância dos conhecimentos anatômicos para as atividades médicas, clínica ou cirúrgica e mesmo para as artísticas;

ANATOMIARADIOLÓGICA: estuda o corpo usando as propriedades dos raios X e constitui, com a Anatomia de Superfície, a base morfológica das técnicas de exploração clínica;

ANATOMIA COMPARADA: estuda a Anatomia de diferentes espécies animais com particular enfoque ao desenvolvimento ontogenético (desenvolvimento de um indivíduo desde a concepção até a idade adulta) e filogenético (história evolutiva de umaespécie ou qualquer outro grupo taxonômico) dos diferentes órgãos.

3. PARTES CONSTITUINTES DO CORPO HUMANO

O corpo humano se divide em três partes:

1) CABEÇA

2) TRONCO ( c/ Pescoço)
a) Tórax
b) Abdome

3) MEMBROS

a) Superiores
I) ombros (raiz)
II) braços
III) antebraços
IV) mãos

b) Inferiores
I) quadril (raiz)
II) coxas
III) pernas
IV) pés

4. REFERÊNCIA ANATÔMICA

a)Posição Anatômica
Na anatomia existe uma convenção internacional de que as descrições do corpo humano assumem que o corpo esteja em uma posição específica, chamada de posição anatômica.

Na posição anatômica, o indivíduo está em posição ereta, em pé (posição ortostática)
com a face voltada para a frente e em posição horizontal, de frente para o observador,
com os membros superiores estendidosparalelos ao tronco e com as palmas voltadas para a frente, membros inferiores unidos (calcanhares unidos), com os dedos dos pés voltados para a frente.

Toda descrição anatômica é feita considerando o indivíduo em posição anatômica.

b) Terminologia Anatômica Internacional
O estudo da Anatomia Humana é orientado por uma terminologia internacional própria, a língua base oficial dessa...
tracking img