Anatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3785 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTIONÁRIO ANATOMIA GERAL

SISTEMA ESQUELÉTICO: http://www.afh.bio.br/sustenta/sustenta1.asp

1) Citar as funções do esqueleto:

A função principal é de proteger os órgãos vitais, como o cérebro, protegido pelo crânio, assim como os pulmões e o coração, protegidos pelas costelas e pelo esterno. Outras funções dos ossos incluem a sustentação do corpo, manutenção do equilíbrio,sustentação dos músculos e auxilio contra a perda de água no organismo, a locomoção, proteção dos órgãos vitais (como o coração, pulmão e encéfalo), produção de células sanguíneas e reserva de cálcio.

2) Citar os ossos que constituem os esqueletos axial, apendicular e as cinturas escapular e pélvicas:

Esqueleto axial: caixa craniana, coluna vertebral e caixa torácica.
Esqueleto apendicular: cinturaescapular, formada pelas escápulas e clavículas; cintura pélvica, formada pelos ossos ilíacos (da bacia) e o esqueleto dos membros (superiores ou anteriores e inferiores ou posteriores).
Cintura escapular: porção mais elevada do membro superior, composta pela Escápula (também chamada de omoplata) e pela clavícula, conectados entre si por meio de ligamentos.
Cintura pélvica: possui granderesistência, é formada pelos ossos do quadril, pela fusão do ílio, ísquio e púbis. Assim como pelo sacro e pelo cóccix
Os membros estão unidos ao corpo mediante um sistema ósseo que toma o nome de cintura ou de cinta. A cintura superior se chama cintura torácica ou escapular (formada pela clavícula e pela escápula ou omoplata); a inferior se chama cintura pélvica, popularmente conhecidacomo bacia (constituída pelo sacro - osso volumoso resultante da fusão de cinco vértebras, por um par de ossos ilíacos e pelo cóccix, formado por quatro a seis vértebras rudimentares fundidas). A primeira sustenta o úmero e com ele todo o braço; a segunda dá apoio ao fêmur e a toda a perna.

3) Citar e descrever os tipos de ossos do esqueleto:

Ossos longos: o comprimento predomina sobre a largura e aespessura. As extremidades são chamadas de epífises: proximal e distal, o corpo do osso é chamado diáfise. Ex: fêmur, tíbia, rádio, ulna.
Ossos curtos: têm equivalência em todas as suas dimensões. Ex: ossos do carpo e ossos do tarso.
Ossos sesamóides: todo o osso que se desenvolve no interior de alguns tendões. Ex: patela.
Ossos laminares: têm o comprimento e a largura maior que a espessura.Ex: escápula, ilíaco,costelas, etc.
Ossos irregulares: não têm equivalência em nenhuma de suas dimensões. Ex: vértebras, sacro, etc.
Ossos pneumáticos: ossos irregulares localizados no crânio e que apresentam cavidades que contém ar. Ex: frontal, esfenóide, maxilar, etc.





SISTEMA CIRCULATÓRIO:
http://www.nuclear.radiologia.nom.br/trabalho/estudo/anatomia/estdirig/sistcirc.htm

1)Conceituar sistema circulatório:
O sistema circulatório é dividido em sistema cardiovascular e sistema linfático. O sistema cardiovascular é formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos. O coração é a bomba propulsora do sangue e os vasos sanguíneos são as vias de transporte. O sistema linfático é composto de órgãos e vasos que participam da defesa do organismo contra doenças. O sistema cardiovasculartransporta elementos essenciais para o funcionamento dos tecidos, como gás oxigênio e gás carbônico, hormônios, excretas metabólicas, células de defesa, etc.

2) Descrever a posição do coração e suas relações com os órgãos vizinhos:

O coração fica instalado na caixa torácica atrás do externo e acima do músculo diafragma sobre a qual repousa sobre parte, e no espaço compreendido entre os doissacos pleurais (mediastino). Sua maior porção fica a esquerda do plano mediano e disposto obliquamente de forma que a base é medial e o ápice lateral. Seu maior eixo é longitudinal (da base ao ápice), oblíquo e forma um ângulo de aproximadamente 40º com o plano horizontal e com o plano mediano do corpo.

3) Citar as cavidades cardíacas e os vasos relacionados com elas:

Átrio...
tracking img