Anatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
1. Quais os quatro tecidos que compõe o corpo humano?
Tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso.

2. O tecido conjuntivo pode ser dividido em tecido conjuntivo propriamente dito e especial. Quais são eles?
Tecido conjuntivo propriamente dito frouxo ou denso (modelado ou não) e, tecido conjuntivo de propriedades especiais, adiposo, elástico, reticularou hemocitopoético e mucoso.

3. Quais são os tipos de tecido muscular que compõe o corpo humano?
Tecido muscular liso, tecido muscular estriado esquelético e tecido estriado cardíaco.

TECIDO EPITELIAL

1. Quais são os três folhetos germinativos que originam o tecido epitelial? Cite onde cada um é encontrado.
Os três folhetos são a ectodérmica, endodérmica e a mesodérmica.
A ectodérmica éencontrada na pele, boca, fossas nasais e ânus;
A endodérmica é encontrada em quase todo o tubo digestivo, na árvore respiratória e as glândulas do aparelho digestivo;
E a mesodérmica reveste os vasos sanguíneos.

2. Entre as células do tecido epitelial quase não existe substância intercelular. O contato entre as células ocorre principalmente pelo glicocálix. Defina glicocálix e a sua função.Glicocálix é uma delgada camada glicoproteica que reveste as células epiteliais.

3. Defina membrana basal e os componentes que a compõem. Quais são as suas funções?
A membrana basal é constituída por lâmina basal, e apresenta componentes como fibroblastos, osteoblastos, condrócitos. Suas funções são: estrutural, filtração de moléculas, influencia na polaridade das células, regula a proliferaçãoe a diferenciação celular, influi na organização das proteínas nas membranas plasmáticas de células adjacentes e controle da migração de células

4. Quais as características básicas e principais funções comuns epitélios?
Estruturas diversas, principalmente os desmosomas com forte coesão, as células são polarizadas, superfície livre que apresentam estruturas que aumentam a superfície e/ou semovimentam. Suas funções básicas são revestir, separando compartimentos e secretar.

5. Os epitélios de revestimento podem ser classificados segundo quantidade de célula e tipo celular. Explique essa classificação e dê exemplos.

6. Escreva as principais características do tecido epitelial pavimentoso simples e onde é encontrado.
Revestimento dos vasos, das cavidades peritoneal, pericárdicae pleural, facilita a movimentação das vísceras e transporte ativo por pinocitose, é encontrado nos endotélios e mesotélios.

7. Escreva as principais características do tecido epitelial cúbico simples e onde é encontrado.
Revestimento do ovário, é encontrado na superfície do ovário.

8. Escreva as principais características do tecido epitelial cilíndrico simples e onde é encontrado.Revestimento, proteção, lubrificação, digestão e absorção, é encontrado no intestino.

9. Escreva as principais características do tecido epitelial estratificado pavimentoso e onde é encontrado.
Realizam a proteção e dificulta a perda de água, é constituído por várias camadas celulares e nota-se que as células vão se achatando a medida que se aproximam da superfície, é encontrado principalmente napele, boca e esôfago.

10. Escreva as principais características do tecido epitelial estratificado pavimentoso queratinizado e onde é encontrado.
É um tecido composto por mais de uma camada de células e que tem como característica a ultima camada queratinizada, uma proteína resistente a água e que forma uma barreira protetora contra as forças destrutivas do meio ambiente, é encontrada na pele.11. Escreva as principais características do tecido epitelial estratificado de transição e onde é encontrado.
Reveste internamente a bexiga, fazendo a proteção também de parte da vias urinárias, o número de camadas e forma das células variam conforme o órgão esteja distendido ou não, é encontrado na bexiga e vias urinárias.

12. Descreva as principais características das células caliciformes...
tracking img