Anatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2767 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA
Introdução

Definição de anatomia:
E a ciência que estuda macro e microscopicamente, a constituição e o desenvolvimento dos seres organizados. (seres vivos).
Na anatomia observa-se e estuda-se o conhecimento do corpo humano com a descrição dos ossos, junturas, músculos, vasos e nervos.

Planos e Regiões do Corpo Humano / Células, Tecidos e Órgãos.

O corpohumano e constituído de:
Cabeça, pescoço, tronco (tórax e abdome), membros superiores (torácicos):
Raiz (ombro), parte livre: braço, antebraço, Mao (palma e dorso da Mao) e membros inferiores (pélvicos): raiz (quadril), parte livre: coxa, perna, PE (planta e dorso do PE).
Nas transições entre o braço e antebraço ha o cotovelo e entre o antebraço e a Mao ha o punho isto nos membros superiores. János membros inferiores entre a coxa e a perna ha o joelho e entre a perna e o PE ha o tornozelo.
Obs.: A região posterior ao pescoço se chama nuca e a do tronco e dorso. As
Nadegas correspondem à região glútea e a região púbica.
Planos do corpo e posições anatômicas:
A posição anatômica e uma convenção adotada em anatomia para descrever as posições espaciais dos órgãos, ossos e demaiscomponentes do corpo humano.
Na posição anatômica, o corpo estudado deve ficar ereto (de PE), calcanhares.
Unidos, com os olhos voltados para o horizonte, os pés também apontados para frente e perpendiculares ao restante do corpo, braços estendidos e aplicados ao tronco e com as palmas das mãos voltadas para frente (os dedos estendidos e unidos). Deve-se notar que não e a posição normal dos braços, quenormalmente ficariam em torção mais ou menos medial (com as palmas voltadas para o corpo, em provação). E uma posição em que ha consumo de energia.
O corpo humano na posição anatômica pode ser dividido conceitualmente em
Planos.
· O plano mediano e um plano vertical que passa através do eixo mais longo que cruza o corpo, dos pés ate a cabeça; este plano separa o corpo em antimeros direito eesquerdo. O que quer que esteja situada próxima a este plano e chamado medial, e o que esta longe dele, lateral.
· Um plano sagital e paralelo ao plano mediano.
· O plano coronal e também um plano vertical que passa pelo eixo maior
(dos pés a cabeça), mas e perpendicular ao plano mediano, separando a frente do corpo, ou ventre, da parte de trás, ou dorso. Algo em posição a frente do plano frontale chamado anterior, ao passo que algo situado atrás desse plano e chamado posterior.
· O plano horizontal, transverso ou axial atravessa o eixo menor do corpo, do dorso ate o ventre, isto e, da posição posterior para a anterior. Divide a estrutura atravessada em porções superior e inferior.
· De um modo resumido podemos dizer que a posição anatômica do corpo humano encontra-se ereto com os pésjuntos e a face, os olhos e as palmas das mãos dirigidas para frente.
Decúbitos:
Decúbito e um termo medicam que se refere à posição da pessoa que esta
Deitada, não necessariamente dormindo. Pode ser referido como:
· Decúbito dorsal ou supino (pessoa que deita com a barriga voltada para (cima)
· Decúbito ventral ou PRONA (pessoa que deita de bruços)
· Decúbito lateral (esquerdo ou direito)Unidades estruturais
Celulas:

E a menor unidade estrutural basica do ser vivo. Foi descoberta em 1667 pelo
ingles Robert Hooke, que observa uma celula de cortica (tecido vegetal morto) usando o microscopio. A partir dai, as tecnicas de observacao microscópicas avancam em funcao de novas tecnicas e aparelhos mais possantes. O uso de corantes, por exemplo, permite a identificacao do nucleocelular e dos cromossomos, suportes materiais do gene (unidade genetica que determina as caracteristicas de um individuo). Pouco depois, comprova-se que todas as celulas de um mesmo organismo tem o mesmo numero de cromossomos. Este numero e caracteristico de cada especie animal ou vegetal e responsavel pela transmissao dos caracteres hereditarios. O corpo humano tem cerca de 100 trilhoes de...
tracking img