Anatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
Face Inferior: A face inferior do hemisfério cerebral é dividida em duas partes: uma pertence ao lobo frontal e repousa sobre a fossa anterior do crânio; a outra, muito maior, pertence quasetoda ao lobo temporal e repousa sobre a fossa média do crânio e a tenda do cerebelo.
Lobo Temporal: a face inferior do lobo temporal apresenta três sulcos principais de direção longitudinal e que sãoda borda lateral para a borda medial. São eles: o sulco occípito-temporal, sulco colateral e o sulco do hipocampo.
O sulco occípito-temporal limita com o sulco-temporal inferior o giro temporalinferior, que quase sempre forma borda leteral do hemisfério; medialmente, este sulco limita com o sulco colateral o giro occípito-temporal lateral (ou giro fusiforme).
O sulco colateral inicia-sepróximo ao polo occipital e se dirige para frente, delimitando com o sulco calcarino e o sulco do hipocampo, respectivamente, o giro occípito-temporal medial e o giro para-hipocampal, cuja porção anterior securva em torno do sulco do hipocampo para formar o úncus. O sulco colateral pode ser contínuo com o sulco rinal que separa a parte mais anterior do giro hipocampal do resto do lobo temporal.
LoboFrontal

A face inferior do lobo frontal apresenta um único sulco importante, o sulco olfatório, profundo e de direção ântero-posterior. Medialmente ao sulco olfatório, continuando dorsalmente comogiro frontal superior, situa-se o giro reto. O resto da face inferior do lobo frontal é ocupada por sulcos e giros muito irregulares, os sulcos e giros orbitários.

O bulbo olfatório é umadilatação ovóide e achatada de substância cinzenta que continua posteriormente com o tracto olfatório, ambos alojados no sulco olfatório. O bulbo olfatório recebe os filamentos que constituem o nervo olfatório,I par craniano. Estes atravessam os pequenos orifícios que existem na lâmina crivosa do osso etmóide e geralmente se rompem quando o encéfalo é retirado, sendo, pois, dificilmente encontrados...
tracking img