Anatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (502 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Anatomia da glândula mamaria feminina
A glândula mamária, órgão par, situa-se na parede anterior do tórax, na porção superior e está apoiada sobre o músculo peitoral maior, se estendendo da segundaà sexta costela no plano vertical e do esterno a linha axilar anterior no plano horizontal.
A mama é formada por tecido glandular, por tecido fibroso de conexão de seus lobos e por tecido gorduroso nointervalo entre os lobos.
Mamilo e Aréola
Externamente, cada mama, em sua região central, apresenta uma auréola e uma papila. Na papila mamária ou mamilo exteriorizam-se 15 a 20 orifícios ductais,que correspondem às vias de drenagem das unidades funcionantes, que são os lobos mamários.
O mamilo salienta-se como um pequeno corpo cilíndrico ou cônico, um pouco abaixo do centro de cada mama eaproximadamente ao nível do quarto espaço intercostal. A pele característica do mamilo, pigmentada, enrugada e áspera, estende-se por 1 ou 2 cm pela superfície da mama para formar a aréola.
A aréola éáspera devido à presença de numerosas e grandes glândulas sebáceas que produzem pequenas elevações na sua superfície.
Tamanho e Formato
O tamanho, formato, bicos e aréola, bem como as glândulasMontgomery, diferem individualmente de uma mulher para outra. A forma da mama não é afetada pelo tipo básico do corpo de uma mulher.
As mamas raramente são simétricas, mas na maioria dos casos a diferençaé de mínima importância. As mamas pequenas têm pouco peso, são altas e empinadas e estão bem distante da parede do tórax. As mamas grandes são relativamente pesadas, o que faz com que pendam e seassentem próximas à parede do tórax.
Densidade
As mulheres mais jovens apresentam mamas com maior quantidade de tecido glandular, o que torna esses órgãos mais densos e firmes. Ao se aproximar damenopausa, o tecido mamário vai se atrofiando e sendo substituído progressivamente por tecido gorduroso, até se constituir, quase que exclusivamente, de gordura e resquícios de tecido glandular na fase...
tracking img