Anatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO A ANATOMIA E FISIOLOGIA

1. Os Níveis de organização do corpo humano.
Assim como as letras do alfabeto, formas palavras, frases que constituem uma linguagem. O corpo humano está organizado, desde as estruturas microscópicas do átomo até o complexo organismo. Nos seguintes níveis:
• NIVEL QUIMICO: Constituem as reações que formam a organização de átomos e moléculas específicosque diferenciam os seres vivos dos minerais. Os átomos são as menos unidades de matéria que participam das reações químicas. A reunião de átomos forma as moléculas.
Deste modo, a molécula combina-se para formar as estruturas do próximo nível de organização: o nível celular.
• O NIVEL CELULAR: As células são as unidades estruturais e funcionais básicas de um organismo e as memores unidades vivasdo corpo humano. Elas contem estruturas especializadas denominadas de organelas. Como por exemplo: o núcleo, as mitocôndrias e os lisossomos que desempenham funções específicas.
• NIVEL TECIDUAL: È o nível seguinte de organização estrutural.
Os tecidos são grupos de células. Existem quatro tipos básicos de tecidos em nosso corpo: o tecido epitelial, o tecido conjuntivo, o tecido muscular e otecido nervoso.
• NIVEL ORGANICO: Os diferentes tipos de tecidos se unem, para formar as estruturas do corpo, denominadas de órgãos que, geralmente apresentam uma forma reconhecível, compostos de dois ou mais tipos de tecidos diferentes e tem funções específicas.
• NIVEL SISTEMICO: Os órgãos se reúnem relacionados pelas afinidades das funções que desempenham em comum, para formar os sistemas. Nestesentido o organismo é formado pela integração dos sistemas.






Figura 1.










2.. Os processos vitais: São definidos como o conjunto de funções que permitem assegurar a manutenção das condições estruturais e funcionais dos sistemas corporais, adaptando-se às condições externas do meio ambiente.
Podemos destacar seis processos vitais importantes nos seres humanos:2.1. O METABOLISMO: É a soma de todos os processos químicos que ocorrem no corpo. Desta forma, essa soma inclui um ato de equilíbrio de energia entre:
- As reações químicas de síntese (anabólicas) ou seja, de formação dos componentes estruturais e funcionais do corpo.
- As reações químicas de decomposição (catabólicas), ou seja, que degradam os compostos orgânicos compostos que possuem moléculasgrandes e complexas em compostos simples (moléculas menores e simples)
2.2. A RESPONSIVIDADE: È a capacidade corporal de detectar as mudanças em seu meio interno ou externo e de responder às mesmas. Como por exemplo: As células musculares respondem aos impulsos nervosos, por meio de sua contração que, produz força para movimentar as partes do corpo.

2.3. O MOVIMENTO: Inclui o movimento docorpo, ou seja, de órgãos internos, de células individuais ou mesmo de pequenas organelas intracelulares.

2.4. O CRESCIMENTO: Trata-se do aumento no tamanho corporal que, pode ser devido a um aumento:
1º Do tamanho das células existentes;
2º Do número de células;
3º Da quantidade de materiais intercelulares existentes.
2.5. A DIFERENCIAÇÃO: É o processo no qual as células não especializadas(primitivas) se transformam em células especializadas. As células especializadas diferem estrutural e funcionalmente das células não especializadas que as originaram.
Como as células sanguíneas vermelhas especializadas (hemácias) e diversos tipos de células sanguíneas brancas (leucócitos) diferenciam-se das mesmas células não especializadas na medula óssea.
De modo semelhante, o ovuloreferência do ovo fecundado, pois sofre grandes diferenciações para se desenvolver em um novo indivíduo.
OBS.: As células tronco: São células primitivas também denominadas de células mãe, que tem a capacidade de se dividir durante períodos indefinidos e dar origem a células especializadas. Ou seja, são produzidas para dar origem a outros tipos de células.

2.6. A REPRODUÇÃO: Refere-se à formação de...
tracking img