Anatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (553 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO
1. Conceituar Sistema Nervoso Autônomo, tendo em vista suas funções e sua relação com a vida vegetativa:
Traz impulsos de certos centros nervosos até as estruturasviscerais terminando pois em glândulas, músculo liso ou músculo cardíaco
( componente eferente do Sist. Nervoso Visceral).

2. Citar as características gerais do Sistema Nervoso Visceral aferente:
Asfibras viscerais aferentes conduzem impulsos nervosos originados em receptores situados nas vísceras(visceroceptores). Em geral estas fibras integram nervos predominantemente viscerais, juntamente com asfibras do SN Autônomo. Os impulsos nervosos aferentes viscerais, antes de penetrarem no SN Central passam por gânglios sensitivos. No caso dos impulsos que penetram pelos nervos espinhais estesgânglios são os gânglios espinhais , não havendo pois gânglios diferentes paras as fibras viscerais e somáticas.

3. Citar as diferenças entre Sistema Nervoso aferente somático e aferente visceral:
Osimpulsos nervosos que seguem pelo SN somático eferente terminam em músculo estriado esquelético, enquanto os que seguem pelo SN autônomo terminam em músculo estriado cardíaco, músculo liso ouglândula. Assim o sistema nervoso eferente somático é voluntário, enquanto o SN autônomo é involutário, entre outras diferenças.


4. Descrever a organização geral do Sistema Nervoso Autônomo:
Neurôniospré e pós ganglionares. Os corpos dos neurônios pré-ganglionares localizam-se na medula e no tronco encefálico. Os corpos dos neurônios pós-ganglionares estão situados nos gânglios do SN autônomo.

5.Citar as diferenças entre o Sistema Nervoso Simpático e o Parassimpático, dos pontos de vista anatômico, fisiológico e farmacológico:
Diferenças Anatômicas:

• Posição dos neurôniospré-ganglionares- No SN simpático os neurônios pré-ganglionares localizam-se na medula torácica e lombrar( entre T1 e L2)àtóraco lombar. No SN parassimpático eles se localizam no tronco encefálico , ( portanto,...
tracking img