Anatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1010 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Transtornos Alimentares
Nutrição & Dietética
1) Qual é o conceito de transtornos alimentares?
é um termo amplo usado para designar qualquer padrão de comportamentos alimentares que causam severo prejuízo à saúde de um indivíduo. São considerados como patologias e descritos detalhadamente pelo CID 10, DSM IV e pela OMS. Geralmente apresentam as suas primeiras manifestações na infância ena adolescência. O diagnóstico precoce e uma abordagem terapêutica adequada dos transtornos alimentares são fundamentais para o manejo clínico e o prognóstico destas condições.
2) Cite os principais transtornos alimentares?

Os principais transtornos alimentares: a anorexia nervosa (AN), a bulimia nervosa (BN) e os transtornos alimentares atípicos foram descritos como entidades nosológicasclaras há mais de 30 anos. Esses transtornos afetam principalmente mulheres causando sérios prejuízos sociais, psicológicos, além de um aumento na morbidade e mortalidade. Nesses transtornos há uma marcante preocupação com a imagem corporal e o engajamento em dietas e métodos nocivos para buscar o corpo desejado.
3) Quais são as principais diferenças entre bulimia e anorexia?

A bulimianervosa é um transtorno alimentar associado com a anorexia nervosa, com o porém em que a pessoa bulímica tende a ter períodos onde alimenta-se em excesso, seguido pelo sentimento de culpa, por causa do ganho de peso. Para eliminar esse excesso, a pessoa bulímica exercita-se demais, vomita o que come, e/ou faz uso excessivo de laxantes e diuréticos.
Além dos mesmos danos à saúde causado pela anorexia,a bulimia nervosa tem outras complicações como danos severos ao esôfago, às glândulas salivares e aos dentes, por causa do ácido estomacal, presente no vômito, que corrói tais órgãos.A anorexia nervosa é um transtorno alimentar caracterizado por uma rígida e insuficiente dieta alimentar (caracterizando em baixo peso corporal) e estresse físico. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendocomponentes psicológicos, fisiológicos e sociais. Uma pessoa com anorexia nervosa é chamada de anoréxica. Uma pessoa anoréxica pode ser também bulímica.

4) Cite os fatores presdisponentes, perpetuantes e precipiantes dos transtornos alimentares.

Uma pessoa com transtorno alimentar pode começar somente comendo quantidades menores ou maiores que o usual, porém em algum ponto o impulso decomer mais ou menos sai fora de controle. Transtornos alimentares podem ser muito complexos, e apesar das pesquisas científicas para compreendê-los, as sustentações biológicas, comportamentais e sociais por trás deles permanecem evasivas.Os dois principais tipos de transtornos alimentares são anorexia nervosa e bulimia nervosa. Os outros tipos de transtornos alimentares, como a compulsão alimentar,são similares à anorexia e bulimia, mas com algumas características diferentes.Transtornos alimentares freqüentemente aparecem durante a adolescência ou juventude, mas alguns relatos indicam que eles podem se desenvolver na infância ou mais tarde na vida adulta. Mulheres e garotas têm probabilidade muito maior de desenvolver transtorno alimentar do que homens. Estima-se que homens e garotosrespondem por 5 a 15% dos pacientes com anorexia ou bulimia, e 35% dos com compulsão alimentar.

5) Qual é a patogênese dos transtornos alimentares?

|
| |
| |
|
|
Distorcer a percepção corporal subestimando ou superestimando o peso, é muito mais comum em adolescentes e mulheres, influenciados por fatores sociais, socioculturais e pela mídia por meio de modelos e atrizesextremamente magras, causando a busca pelo padrão corporal considerado como ideal, associando-o à felicidade1-2.
 A sociedade, valorizando a atratividade e a magreza, faz da obesidade uma condição altamente estigmatizada e rejeitada3. O medo da obesidade faz com que as mulheres controlem neuroticamente o peso corporal, por meio de dietas extremamente restritas, exercitem-se de maneira exaustiva e...
tracking img