Anatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
HEMONORTE - Hemocentro Dalton Barbosa Cunha

MISSÃO

Fornecer para a população do Rio Grande do Norte, sangue com garantia de qualidade, assegurar atendimento aos portadores de Hemopatias e contribuir para o ensino e pesquisa nas áreas de Hematologia e Hemoterapia

O HEMONORTE é uma Unidade Integrante da Secretaria do Estado da Saúde Pública, encarregado de executar, no Estado do Rio Grandedo Norte, a política Nacional de sangue e Hemoderivados.
No tocante à área de hemoterapia suas atividades principais são a captação, triagem, coleta, sorologia, fracionamento e distribuição de sangue e hemoterápicos para os hospitais e clínicas públicas e privadas. Na área de hematologia, suas atividades estão concentradas no tratamento ambulatorial de pacientes portadores de hemoglobinopatias,hemofilia e outras coagulopatias, com serviços complementares de odontologia e assistência social.

Por ser o Hemocentro coordenador ele é responsável por fiscalizar alguns órgãos que vem abaixo dele numa hierarquia, alem do Hemocentro coordenador existe as agencias Transfusionais em alguns Hospitais de Natal e do interior, como Maria Alice, Hospital Santa Catarina, LIGA e tem as UCTs que sãounidades menores de coleta que funcionam no interior do estado em Currais Novos, Caicó.

O Hemocentro é o coordenador e nele desenvolve atividades de Hemoterapia e Hematologia.

A parte de Hemoterapia esta voltada para o doador e para a doação de sangue.

A parte de Hematologia é responsável por atender pacientes que tem alguma patologia clinica ligada ao sangue. Ex: os falcifemos, osHemofílicos, essas pessoas recebem um tratamento especifico do sangue no anexo do Hemocentro

Condições básicas para doar sangue:

• Sentir-se bem, com saúde.
• Apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e valido em todo o território nacional.
• Ter entre 18 e 65 anos de idade.
• Pesar acima de 50 kg.

Recomendações para o doador

• Nunca vá doar sangue emjejum.
• Repouso de no mínimo 6 horas da noite anterior.
• Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores.
• Evitar fumar pelo menos por 2 horas.

Quem não pode doar

• Quem teve diagnostico de hepatite após 10 de idade.
• Mulheres grávidas ou que estejam amamentando.
• Pessoas com doenças sexualmente transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite sífilis e doençade chagas
• Usuários de drogas

Etapas da doação de sangue

1º O doador passa pela recepção, passa todos os dados pessoais e vai para o serviço social para orientá-lo. Obs: isso só na primeira doação.

2º Pré-triagem: onde os técnicos de enfermagem vão verificar os sinais vitais, peso e altura, e ver a compatibilidade e o micro Hematocrito que é um teste rápido de anemia, fura o dedocoleta um pouco do sangue e vai para uma centrifuga pra ter o exame.

3º Triagem clinica: vai ser recebido por um médico onde acontece uma entrevista sigilosa o médico vai saber o comportamento e aspectos da vida do doador, fazendo questionamentos sobre situações ligadas diretamente com a qualidade do sangue que vai ser coletado, pra ter certeza se aquele doador estiver apto para doação. O doadorprecisa ser sincero nesta entrevista, porque são essas respostas somadas a pré-triagem que vai dizer se o doador estiver apto ou inapto para a doação. Nesta legislação que determina todos os procedimentos de sangue ela também determina, quais são os tipos de medicações, quais são as vacinas e quais são os problemas de saúde que geram inaptidões e se essas inaptidões são temporárias ou se sãodefinitivas e isso é o médico quem passa pra o doador.

4º Coleta: em média o doador passa em media 10 minutos doando 450 ml de sangue em uma bolsa e além dessa bolsa, são coletados tubos de 5 ml para fazer os exames Imunoematológicos e sorológicos que também é determinado pela legislação que todo o sangue doado em que passar por esses testes. O imunoematológico vai determinar qual é o tipo e...
tracking img