Anatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Nervoso
O sistema nervoso, capacitam o organismo a perceber as variações do meio (interno e externo), a difundir as modificações que essas variações produzem ea executar as respostas adequadas para que seja mantido o equilíbrio interno do corpo (homeostase). São os sistemas envolvidos na coordenação e regulação das funções corporais. A membrana plasmáticado neurônio transporta alguns íons ativamente, do líquido extracelular para o interior da fibra, e outros, do interior, de volta ao líquido extracelular.
O Sistema Nervoso é classificado em:
SistemaNervoso Central (SNC) – que recebe, analisa e integra informações, é onde ocorre a tomada de decisões e envio de ordens. Divide-se em encéfalo e médula. Existem as chamadas substâncias cinzentas(formada pelos corpos dos neurônios) e a branca (por seus prolongamentos).
Sistema Nervoso Periférico (SNP)- carrega informações dos órgãos sensoriais para o sistema nervoso central e do sistema nervosocentral para os órgãos efetores (músculos e glândulas).  Divide- se em SNP Somático e SNP Autônomo.
TELENCÉFALO
É dividido em dois hemisférios cerebrais. Nestes, situam-se as sedes da memória e dosnervos sensitivos e motores. Entre esses hemisférios, estão ventrículos cerebrais e ainda como reservatório do Liquído Céfalo-Raquidiano, que participa na nutrição, proteção e excreção do sistemanervoso.
DIENCÉFALO (tálamo e hipotálamo)
O tálamo é responsável pela condução de impulsos ás regiões apropriadas do cérebro, onde eles devem ser processados e está relacionado com alterações no comportamentoemocional. O hipotálamo é o principal centro integrador das atividades dos órgãos viscerais, responsáveis pela homeostase corporal, controla a temperatura do corporal, regula o apetite e o balanço deágua no corpo, o sono e está envolvido na emoção e comportamento sexual.
O TRONCO ENCEFÁLICO
Possui três funções principais: 1-receber informações sensitivas de estruturas cranianas e controla os...
tracking img