Anatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1075 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.

Resumo ...........................................................................
Introdução........................................................................
Sistema respiratório..........................................................
Vias aeríferas...................................................................
Fisiologia da respiração –ventilação pulmonar..............
Seios paranasais..............................................................
Conclusão.........................................................................
Bibliografia........................................................................
01
02
03
03
05
05
06
07

1. Resumo

Sistema respiratório é o conjunto de órgãosresponsáveis pela entrada, filtração, aquecimento, umidificação e saída de ar do nosso organismo. Faz as trocas gasosas do organismo com o meio ambiente, oxigenando o sangue e possibilitando que ele possa suprir a demanda de oxigênio do indivíduo para que seja realizada a respiração celular. O processo de troca gasosa no pulmão — oxigênio por dióxido de carbono — é conhecido como hematose pulmonar.A respiração é uma das características essenciais dos seres vivos.

01
2. Introdução

A respiração ao nível do organismo é a respiração orgânica, que compreende a captura do oxigênio do ambiente, o transporte deste gás até as células e a eliminação do gás carbônico produzido nas células.
Respiração é o processo de entrada e saída de ar no sistema respiratório.Como os gases utilizados pelas células são transportados pelo sangue, seu objetivo é oxigenar o sangue e retirar gás carbônico do sangue. Esse processo de troca gasosa entre o sistema respiratório e o sangue é denominado hematose.
A respiração é constituída por duas etapas: inspiração e expiração e é feita com auxílio dos músculos respiratórios, em que o diafragma é omais importante,

02

3. Sistema Respiratório

Esse sistema é constituído pelos tratos (vias) respiratórias superior e inferior. O trato respiratório superior é formado por órgãos localizados fora da caixa torácica: nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traquéia.
O trato respiratório inferior consiste em órgãos localizados na cavidadetorácica: parte inferior da traquéia, brõnquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões.
As camadas da pleura e os músculos que formam a cavidade torácica também fazem parte do trato respiratório inferior.

4. Vias aeríferas

O ar percorre diversas porções de um tubo irregular, que recebe o nome de conjunto de vias aeríferas. As vias aeríferas podem ser divididas em:
• Nariz –é uma protuberância situada no centro da face, sendo sua parte exterior denominada nariz externo e a escavação que apresenta, interiormente conhecida por cavidade nasal. O nariz externo tem forma de pirâmide triangular de base inferior e cuja a face posterior se ajusta verticalmente no 1/3 médio da face.
As faces laterais do nariz apresentam uma salência semi lunar que recebe o nome de asa donariz.

• Faringe – é um tubo que começa nas coanas (abertura nasal posterior. São divididas pelo osso vômer. As coanas fazem a comunicação da cavidade nasal com a faringe) e estende-se para baixo no pescoço. Ela se situa logo atrás das cavidades nasais e logo a frente às vértebras cervicais. Sua parede é composta de músculos esqueléticos e revestida de túnica mucosa. A faringe funciona como umapassagem de ar e alimento. A faringe é dividida em três regiões anatômicas: nasofaringe, orofaringe e laringofaringe.
03
• Laringe – a laringe é um órgão curto que conecta a faringe com a traquéia. Ela se situa a linha mediana do pescoço, diante da quarta, quinta e sexta vértebra cervicais.
A laringe têm três funções: atua como passagem para o ar durante a respiração; produz som, ou seja, a...
tracking img