Anatomia veterinaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1958 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NERVOS, ARTÉRIAS E LINFONODOS DA AXILA























ACADÊMICA: ANA PAULA ALVES SILVA

3° PERÍODO DE MEDICINA VETERINÁRIA

NERVOS DO MEMBRO TORÁCICO



Os nervos que se destinam ao membro torácico originam-se do plexo-braquial. Os nervos que emergem do plexo-braquial formam inicialmente troncos comuns, mas logo se separam. São eles:

Nervosupra-escapular:

Suas fibras derivam dos nervos espinhais VI e VII dirigindo-se para a face medial da escápula. É calibroso e inerva os músculos supra-espinhoso e infra-espinhoso, passando também no músculo subescapular.

[pic] Nervo supra-escapular é o mais cranial.

Nervos subescapulares:

Os nervos subescapulares, cranial e caudal, contêm fibras dos nervos espinhais cervicais VI e VII. Onervo subescapular cranial deixa o plexo braquial formando um tronco comum com o nervo supra-escapular e, diferenciando deste penetra na parte cranial do músculo subescapular. Já o nervo subescapular caudal, acompanha inicialmente o nervo toracodorsal, o nervo axilar ou ambos e penetra na parte caudal do músculo subescapular.

[pic] O nervo subescapular é mais caudal em relação ao nervosupra-escapular.



Nervos peitorais:

As fibras dos nervos peitorais originam-se principalmente dos nervos espinhais cervicais VII e VIII. Podem ser divididos em peitorais craniais (que destinam-se principalmente ao músculo peitoral superficial) e peitorais caudais ( que inervam o músculo peitoral profundo e, algumas vezes, o músculo peitoral superficial) . Em ruminantes, esses nervos comumenteformam alças envolvendo a artéria braquial.

Nervo mediano:

É formado por fibras provenientes do nervo espinhal cervical VII (em bovinos também do nervo espinhal torácico I). Ele cruza a face medial da artéria axilar e forma a alça axilar ao se juntar com o nervo musculocutâneo. Corre distalmente unido ao nervo musculocutâneo na face medial do braço e, caudalmente aos músculos coracobraquial ebíceps do braço.

[pic]

Nervo ulnar:

Origina-se do nervo espinhal cervical VII (em bovinos também do nervo espinhal torácico I). Na axila, corre junto à artéria axilar, formando um tronco comum com os nervos medianos e musculocutâneo. No terço médio do braço, separa-se destes nervos e dirige-se caudalmente, cruzando a ateria braquial. Emite o nervo cutâneo caudal do antebraço (que inerva apele da face caudal do antebraço) na face medial da cabeça longa do tríceps do braço.

[pic]



Nervo radial:

É o nervo mais calibroso dos nervos originados do plexo braquial, suas fibras derivam dos nervos espinhais cervicais VII e VIII e torácico I. Relaciona-se lateralmente com as artérias subescapular e toracodorsal e medialmente com suas veias satélites. O nervo radial entradistalmente no músculo tríceps do braço e no músculo redondo maior. Inerva o músculo tríceps do braço, o músculo tensor da fáscia do antebraço e o músculo ancôneo. Este nervo faz uma espiral em volta do úmero, na extremidade caudal e, depois, na superfície lateral do músculo braquial. Na face lateral do terço distal do braço, o nervo radial termina como um ramo profundo e outro superficial.

Nervoaxilar:

É formado por fibras dos nervos espinhais VI E VII (pequenos ruminantes) e dos nervos espinhais VII e VIII nos bovinos. O nervo axilar penetra no espaço entre os músculos subescapular o redondo maior e a cabeça longa do tríceps do braço, passando cauldalmente à articulação do ombro. Inerva os músculos redondo maior, redondo menos, subescapular e doltóide. Um ramo do nervo axilar dirige-secranialmente, passando entre a parte acromial do músculo deltóide e o tubérculo maior do úmero, penetrando a face profunda do músculo cleidobraquial, inervando-o. O nervo axilar emite o nervo cutâneo cranial do antebraço que vai inervar a fáscia e a pele da face cranial do braço e antebraço.



[pic] O nervo radial continua na face lateral do braço coisa que o axilar não faz.

ARTÉRIAS DO...
tracking img