Anatomia sistemica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (674 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
01) Conceito anatômico em sentido amplo e restrito.
Sentido amplo da Anatomia é a ciência que estuda, macro e microscopicamente, a constituição e o desenvolvimento dos seres organizados. EAnatomia em sentido restrito em nosso caso, trata-se principalmente do estudo anatômico do ser humano pelas ciências radiológicas.
02) Cite os sistemas e aparelhos do organismo .
Sistema Circulatório,Sistema Digestório (Digestão), Sistema Endócrino (Hormônios) , Sistema Excretor (Urinário), Sistema Linfático, Sistema Muscular, Sistema Nervoso, Sistema Reprodutor, Sistema Respiratório, SistemaSensorial (Sentidos).
03) Conceito normal , variação anatômica , anomalia e mostruosidade.
Para o anatomista, normal é uma conceituação estatística, já para o médico, é o que é sadio, não doente. Variaçãoanatômica, são as diferenças morfológicas que podem se apresentar externamente ou em qualquer dos sistemas do organismo sem que isto, traga prejuízo funcional para o indivíduo. Anomalia, é umaperturbação funcional do padrão anatômico que perturba a função de indivíduo ou de um sistema. E a monstruosidade, é quando a anomalia é muito acentuada, incompatível com a vida.
04) Cite os fatores geraisde variação anatômica .
Idade, Sexo, Raça, Biótipo e Evolução.
05) Cite biotipo longilíneo, brevelineo , meiolíneo.
Os brevelínio são magro, com pescoço longo, tórax achatado antero-posteriormentee membros longos em relação ao corpo. Os brevilínios são em geral baixos, pescoço curto, grande diâmetro do tórax Antero-posteriormente e membros curtos em relação ao corpo. Os brevilínios normalmenteapresentam caracteres intermediários.
06) Defina nomenclatura anatômica e citar as abreviaturas utilizadas em anatomia.
É o termo empregado para descrever e designar o organismo e suas partes.Abreviaturas : a. - artéria; aa. - artérias; fasc. - fascículo; gl. - glândula; lig. - ligamento; ligg. - ligamentos; m. - músculo; mm. - Músculos; n. - nervo; nn. - nervos; r. - ramo; rr. - ramos; v. -...
tracking img