Anatomia radiologica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2678 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A cabeça humana é constituída por ossos que se encaixam, constituindo o crânio cuja função é proteger o encéfalo. Entre o crânio e o encéfalo ainda existem outras proteções chamadas meninges e líquido cefalorraquidiano. Essas estruturas cefálicas são ligadas, umas a outras pelos nervos, até o cérebro e este recebe sensações e percepções memorizando-as ou não e as transmitindo.
Ocrânio é constituído por oito ossos, são dois ossos parietais, dois temporais, um frontal, um occipital, um esfenóide e um etmóide. Sua parte anterior é denominada face e a posterior nuca. A face é constituída por catorze ossos, são duas maxilas, dois zigomáticos, dois lacrimais, dois nasais, dois cornetos inferiores, dois palatinos, um vômer e uma mandíbula.
Já o pescoço, é constituído por setevértebras cervicais que fazem ligações com o crânio, com as clavículas e com a coluna vertebral. É também constituído por músculos que permitem a movimentação da cabeça. Seu interior é composto pela laringe, pela traquéia, pelo esôfago, pela glândula tiróide, pelo osso hióide, pela cartilagem tiróide e pela cartilagem cricóide.
É extremamente sensível, pois uma vez seccionado faz com que oindivíduo perca a vida pelo fato de interromper a comunicação entre o corpo e o cérebro.










DESENVOLVIMENTO

O crânio é a estrutura óssea que forma o esqueleto da cabeça. Situado na parte mais alta do corpo humano, ele é sustentado pela coluna cervical. Possui um formato oval e, é levemente maior em sua parte posterior do que na parte frontal. É composto por uma serie de ossosplanos e irregulares, que são imóveis (exceção da mandíbula), totalizando 22 ossos. Pode ser dividido em face e o crânio propriamente dito.
O crânio propriamente dito é composto por 8 ossos, que se articulam firmemente para proteger o encéfalo.
Os ossos que constituem o crânio são:

Frontal:- o osso frontal forma, essencialmente, a fronte (testa); o teto da cavidade nasal e as órbitas. Procureidentificar os seguintes acidentes anatômicos: borda supra-orbitária, uma borda definida acima de cada órbita, e o arco superciliar, uma proeminência que se superpõe ao seio frontal; tuberosidade frontal, espinha nasal e processo zigomático.






Parietais:- os dois ossos parietais, direito e esquerdo, formam os lados e o teto do crânio e se articulam na linha mediana formando a suturasagital. A linha de articulação com o osso frontal é chamada de sutura coronal. Procure identificar, ainda, os acidentes seguintes: borda escamosa, forame parietal, sulco da artéria meníngea média, linha temporal superior, linha temporal inferior.




Temporais: direito e esquerdo, constituem as paredes laterais do crânio; são formados por uma porção escamosa, que se articula com oparietal na sutura escamosa, uma porção mastóidea (processo mastóide), porção tímpânica e porção petrosa (ou rochosa). Identifique, também, os acidentes ósseos: processo estilóide, processo zigomático, o qual, juntamente com o processo temporal do osso zigomático formam o arco zigomático, meato acústico externo, meato acústico interno, fossa e tubérculo mandibular, canal carotídeo.
Esfenóide:-Identifique, os seguintes acidentes: processos clinóides anteriores e posteriores, fossa hipofisária, forame redondo, forame oval, forame espinhoso, canal óptico.
Etmóide:- Possui uma lâmina horizontal, a lâmina crivosa, que é atravessada pelos filetes do nervo olfatório; uma lâmina perpendicular, que, juntamente com o vômer, constitui o septo nasal ósseo. Identifique ainda as conchas nasais superior emédia que são duas massas laterais que projetam-se para o interior da cavidade nasal.
Occipital:- o osso occipital forma a parte posterior e parte da base do crânio; articula-se anteriormente com os ossos parietais formando a sutura lambdóide. Em sua porção inferior há uma grande abertura, denominada forame magno, que dá passagem à continuação caudal do encéfalo. Observe a protuberância...
tracking img