Anatomia parto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (445 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Parto – processo pelo qual a criança nasce.
Perto do final da gravidez, o útero torna-se progressivamente mais sensível e é mais habitual a ocorrência ocasional de contrações (fase latente) que setornam mais fortes e frequentes até ao início de trabalho de parto. (fase activa)
* O colo do útero dilata-se gradualmente e as contrações uterinas fortes ajudam à expulsão do feto através davagina
* Antes da expulsão do feto, o saco amniótico rompe-se e o líquido amniótico corre para o exterior através da vagina
Trabalho de parto – período durante o qual as contrações uterinas conduzemà expulsão do feto do útero. Este processo decorre em três fases:
1. Fase de dilatação: estabelecimento de contrações uterinas regulares e prolonga-se até ao momento em que a dilatação do colotem aproximadamente o diâmetro da cabeça fetal. Esta fase do parto dura de 8-24 horas, mas em mulheres que já passaram por este processo pode demorar minutos. 95% das vezes o feto apresenta-se numaposição inferior na pélvis. A cabeça vai forçar a abertura do colo e da vagina à medida que as contrações uterinas propulsionam o feto.
2. Fase de expulsão: pode demorar 1m ou uma hora. Ascontrações dos músculos abdominais reforçam as contrações uterinas. As contrações produzem pressão suficiente para comprimir os vasos sanguíneos da placenta, de modo que o fluxo sanguíneo para o feto éinterrompido. Durante os períodos de relaxamento muscular o sangue volta a fluir.
a. Por vezes é necessário administrar a gravida drogas como a ocitocina com o objetivo de aumentar a força dascontrações uterinas.
3. Fase de dequitadura: (envolve a expulsão da placenta pelo útero) As contrações uterinas provocam o descolamento da placenta da parede uterina. Ocorre uma hemorragia ligeira devidoao contacto entre a placenta e a parede uterina. No entanto, esta hemorragia é normalmente reduzida pela ação das contrações da musculatura lisa uterina que comprimem os vasos sanguíneos da...
tracking img