Anatomia palpatoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANATOMIA PALPATÓRIA
Definiçao:

Anatomia palpatória é um método de pesquisa das estruturas anatômicas (ossos, ligamentos, tendões, corpos musculares, elementos vasculo-nervosos). Examina-seatravés do sentido do tato. Um exame minucioso, uma pesquisa na busca de definições. O estudo e a pratica das técnicas de contato manual por um período prolongado proporciona ao profissional a habilidadede receber informações relativas a cada um dos pacientes. A arte da palpação não é totalmente compreendida até que se faça necessária. O aprimoramento da arte é atingido por meio da pratica.Efeitos de palpação no paciente:
A investigação inicial deve ser realizada com cuidado e sensibilidade. Em alguns países, existe a tendência de evitar esse tipo de contato na idade adulta devido acultura, classe, religião...
O paciente precisa confiar no palpador, que deve fornecer informações verbais e não-verbais. A inadequação física ou verbal nesse estagio pode levar ao bloqueio total e a nãocooperação da parte do paciente. O paciente adquiri gradualmente confiança. Ao examinar o movimento já é preciso existir um certo sentimento de confiança, e se a manipulação for cuidadosa, ainda quefirme, muito da tensão pode ser reduzida. Um sentimento de cooperação e confiança supera a relutância inicial com relação ao atendimento médico.

PALPAÇÃO DOS MUSCULOS DO DORSO

Conceito: É a parteposterior do tronco, abaixo do pescoço e acima das nádegas.

Esternocleidomastóideo

Origem: Manubrio e porção medial da clavicula.
Inserção: processo mastóide
Como palpar:

Peça para opaciente rodar a cabeça para um dos lados (ex: lado direito), na região anterior do pescoço, do lado oposto do exemplo (lado esquerdo), torna-se evidente o músculo esternocleidomastóideo .

Trapéziosuperior
Origem: osso occipital até C7.
Inserção: porção lateral da clavicula.
Como palpar:
Coloque a palma de uma das mãos sobre o acrômio, solicite para o paciente elevar o ombro (empurrar sua...
tracking img