Anatomia ocular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BIOQUÍMICA DO HUMOR AQUOSO E DO HUMOR VÍTREO1∗ Introdução O humor aquoso é um líquido claro, transparente de consistência aquosa, producida pelo corpo ciliar e encontra-se na câmara anterior e posterior do olho. Ele é uma solução com os componentes plasmáticos em concentrações iguais o menor. O humor vítreo é composto por um líquido claro, transparente e semiviscoso que se encontra entre ocristalino e a retina. A composição é similar a do humor aquoso, mas com maior cantidade de ácido hialurônico (Wittwer et al., 1992). Em medicina veterinária são escassas as publicações que tratam do conteúdo protéico do humor aquoso o qual é usado como indicador em doenças. O mecanismo de quebra de barreira hemato-aquosa tem sido implicado como o principal responsável pelo aumento de proteínas emdoenças (Prata et al., 2007). Anatomia ocular As estruturas do olho são muitas complexas e ele tem o formato aproximado de uma esfera (Bicas, 1997; Filho, 2007). A córnea A córnea tem função mecânica, como dar formato ao globo ocular, proteger contra traumas mecânicos e infecção. Além disso, ela ainda é responsável por grande parte da refração da luz no sistema ocular (poder refrativo próprio e pelainterface ar-tecido).
∗ Seminário apresentado por Flor Claros Chacaltana na disciplina BIOQUIMICA DO TECIDO ANIMAL, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no primeiro semestre de 2011. Professor responsável pela disciplina: Félix H. D. González.
2
A esclera
A esclera compõe a maior parte da túnica externa do olho (5/6 da superfícieocular), tendo
como funções proteção mecânica (a traumas e infecções) e manutenção da estrutura ocular,
mesmo sob variação de pressão ou sob ação dos músculos adjacentes (internos ou externos).
Figura 1. O segmento anterior do olho (Filho, 2007).
A Úvea
A úvea é a camada intermediária entre a córneo-escleral e a camada nervosa (retina). Ela é
ricamente vascularizada e dividida em trêscomponentes, o mais anterior - a íris, a mais posterior
- a coróide e o corpo ciliar entre elas.
A íris
A íris é capaz de controlar a quantidade de luz que penetra dentro do globo ocular. O espaço
compreendido entre a íris e a córnea denomina-se câmara anterior e o espaço compreendido
entre a íris e o cristalino é chamado de câmara posterior. Ambas são preenchidas pelo humor
aquoso.
O corpo ciliar
Ocorpo ciliar é dividido em três partes, sendo o epitélio ciliar, o estroma do corpo ciliar e a
musculatura ciliar. Suas principais funções são: acomodação, produção do humor aquoso e
produção da zônula, glicosaminoglicanas do vítreo e colágeno do vítreo.
3
A coróide É a parte posterior da camada vascular do olho e tem importantes funções, como a nutrição parcial das demais camadas, absorçãoda luz e a influência na produção do humor aquoso. O cristalino O cristalino é uma estrutura altamente organizada, cuja principal função é a refração da luz. Mecanismos complexos dão ao cristalino a capacidade de acomodar-se (mudar seu formato de acordo com o tônus da musculatura ciliar), causando mudanças na capacidade refracional do olho (permite focalizar para longe, perto ou distânciasintermediárias). O corpo vítreo O corpo vítreo é uma estrutura gelificada, composta basicamente de água (99% de sua massa de cerca de 3,9 g), de ácido hialurônico e fibrilas colágenas. Transparente, mantém restos de vítreo embrionário e da artéria hialóide, formando o canal de Cloquet, entre o cristalino e o disco óptico, visível como uma fina teia em seu interior. A cavidade vítrea é a maior cavidade doolho, ocupando aproximadamente um terço do volume total do globo. É preenchido pelo corpo vítreo (ou humor vítreo). É delimitada anteriormente pela face posterior do cristalino e posteriormente pela retina e nervo óptico. Retina A retina é a estrutura nervosa justaposta ao pólo posterior do olho, capaz de transformar impulsos luminosos em impulsos nervosos, que são, então, direcionados ao...
tracking img