Anatomia macroscópica do sistema nervoso: divisões básicas do encéfalo; o cérebro; o diencéfalo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 11 (2588 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

A finalidade da neurociência ou ciência neural é buscar explicações sobre esse processo de geração de comportamento através de sua base biológica, o sistema nervoso, de “explicar como milhões de células neurais individuais no cérebro, atuam para produzir o comportamento e como, por sua vez, elas são influenciadas pelo meio ambientes, inclusive pelo comportamento de outraspessoas.” (KANDEL, 2000, p. 05) Ela abrange estudos sobre o comportamento e o cérebro e surgiu da contribuição direta de diferentes ciências, como a biologia, a neurologia e a psicologia.

O presente trabalho pretende apresentar alguns conhecimentos adquiridos por este campo científico, mais especificamente, falar sobre a anatomia básica do encéfalo, do cérebro e diencéfalo tendo como base o Capítulo 2do livro Neurociência Básica: Anatomia e Fisiologia de Arthur C. Guyton.

2. O encéfalo

O encéfalo é a parte do sistema nervoso que está contida no interior da caixa craniana. É composto por seis estruturas básicas: cérebro, diencéfalo, mesencéfalo, cerebelo, ponte e bulbo.

2.1. Cérebro

O cérebro é a parte do Sistema nervoso Central que responde pelas funções nervosas superiores,abrangendo de uma forma geral os centros de interpretação de estímulos internos e externos, de geração de comportamento, de controle de movimentos, de armazenamento de informações, dos processos psíquicos e das funções intelectuais.

É formado por duas partes ou hemisférios (direito e esquerdo) que são interligados por faixas de fibras nervosas, sendo as mais importantes o corpo caloso e a comissuraanterior. Essas estruturas são muito importantes para a comunicação permanente entre os dois hemisférios, “quando o corpo caloso e a comissura anterior são destruídos, cada hemisfério funciona como um cérebro distinto, chegando mesmo a ter pensamentos diferentes e produzindo reações diversas nos dois lados do corpo.” (GUYTON, 1993, p. 11)

O hemisfério dominante em 98% dos humanos é o hemisférioesquerdo, responsável pelo pensamento lógico e competência comunicativa, enquanto o hemisfério direito, é

responsável pelo pensamento simbólico e criatividade, embora pesquisas recentes estejam contradizendo isso, comprovando que existem partes do hemisfério esquerdo destinados a criatividade e vice-versa.

2.1.1. Lobos cerebrais

A superfície dos hemisférios possui divisões estruturadaspor fissuras e sulcos que delimitam grandes áreas cerebrais que possuem funções diferenciadas e especializadas, denominadas lobos. São elas:

1. Lobo frontal: fica localizado na região da testa e é responsável por:

* controle e coordenação da motricidade voluntária;

* controle e coordenação da aprendizagem motora;

* controle e produção da fala;

* controle e coordenação de movimentosde precisão;

* planejamento de ações;

* solução de problemas;

* pensamento abstrato e criativo;

* respostas afetivas;

* capacidade para ligações emocionais;

* comportamento;

* atenção seletiva;

* libido;

* olfato.

2. Lobo occipital: situado na região da nuca. Suas principais funções:

* visão;

* leitura.

3. Lobo parietal: localizado na parte superior central dacabeça. Suas principais funções:

* percepção de sensações como o tato, a dor e o calor

* capacidade de identificar objetos de acordo com sua forma (estereognosia)

* respostas a estímulos internos (propriocepção)

* alguams funções da linguagem, leitura e visão

4. Lobo temporal: encontra-se nas regiões laterais da cabeça, por cima das orelhas. Suas principais funções:

* audição* memórias auditivas e visuais

* música

* medo

* fala e linguagem

* comportamento

* emoções

* sentimento de identidade

5. Lobo da Ínsula: situa-se na profundidade da fissura lateral um conte horizontal mostra o fundo amplo e achatado. Suas principais funções:

* fazer parte do sistema límbico e coordenar emoções

* paladar.

2.1.2. Substância branca e cinzenta no...
tracking img