1. Introdução

A finalidade da neurociência ou ciência neural é buscar explicações sobre esse processo de geração de comportamento através de sua base biológica, o sistema nervoso, de “explicarcomo milhões de células neurais individuais no cérebro, atuam para produzir o comportamento e como, por sua vez, elas são influenciadas pelo meio ambientes, inclusive pelo comportamento de outraspessoas.” (KANDEL, 2000, p. 05) Ela abrange estudos sobre o comportamento e o cérebro e surgiu da contribuição direta de diferentes ciências, como a biologia, a neurologia e a psicologia.

O presentetrabalho pretende apresentar alguns conhecimentos adquiridos por este campo científico, mais especificamente, falar sobre a anatomia básica do encéfalo, do cérebro e diencéfalo tendo como base o Capítulo 2do livro Neurociência Básica: Anatomia e Fisiologia de Arthur C. Guyton.

2. O encéfalo

O encéfalo é a parte do sistema nervoso que está contida no interior da caixa craniana. É composto porseis estruturas básicas: cérebro, diencéfalo, mesencéfalo, cerebelo, ponte e bulbo.

2.1. Cérebro

O cérebro é a parte do Sistema nervoso Central que responde pelas funções nervosas superiores,abrangendo de uma forma geral os centros de interpretação de estímulos internos e externos, de geração de comportamento, de controle de movimentos, de armazenamento de informações, dos processos psíquicose das funções intelectuais.

É formado por duas partes ou hemisférios (direito e esquerdo) que são interligados por faixas de fibras nervosas, sendo as mais importantes o corpo caloso e a comissuraanterior. Essas estruturas são muito importantes para a comunicação permanente entre os dois hemisférios, “quando o corpo caloso e a comissura anterior são destruídos, cada hemisfério funciona como umcérebro distinto, chegando mesmo a ter pensamentos diferentes e produzindo reações diversas nos dois lados do corpo.” (GUYTON, 1993, p. 11)

O hemisfério dominante em 98% dos humanos é o... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 10). Anatomia macroscópica do sistema nervoso: divisões básicas do encéfalo; o cérebro; o diencéfalo. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Anatomia-Macrosc%C3%B3pica-Do-Sistema-Nervoso-Divis%C3%B5es/430152.html

MLA

"Anatomia macroscópica do sistema nervoso: divisões básicas do encéfalo; o cérebro; o diencéfalo" TrabalhosFeitos.com. 10 2012. 2012. 10 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Anatomia-Macrosc%C3%B3pica-Do-Sistema-Nervoso-Divis%C3%B5es/430152.html>.

MLA 7

"Anatomia macroscópica do sistema nervoso: divisões básicas do encéfalo; o cérebro; o diencéfalo." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2012. Web. 10 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Anatomia-Macrosc%C3%B3pica-Do-Sistema-Nervoso-Divis%C3%B5es/430152.html>.

CHICAGO

"Anatomia macroscópica do sistema nervoso: divisões básicas do encéfalo; o cérebro; o diencéfalo." TrabalhosFeitos.com. 10, 2012. Acessado 10, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Anatomia-Macrosc%C3%B3pica-Do-Sistema-Nervoso-Divis%C3%B5es/430152.html.