Anatomia, interação miuneural

7097 palavras 29 páginas
Estrutura e função das artérias, arteríola, capilares, vênulas e veias.

Artérias são vasos sanguíneos que carregam sangue a partir dos ventrículos do coração para todo o corpo;
Arteríola são vasos sanguíneos de dimensão pequena que resultam de ramificações das artérias. Através das artérias o sangue é libertado para os capilares. Regulam a resistência ao fluxo sanguíneo.
Capilares são vasos sanguíneos do sistema circulatório com forma pequeno tubos. Fazem à distribuição e recolhimento do sangue nas células. Esses vasos existem em grande quantidade no corpo e por serem pequenos e frágeis com facilidade se deformam podendo obstruir a passagem dos glóbulos vermelhos.
Vênula é um pequeno vaso sanguíneo que faz o sangue pobre em oxigênio retornar dos capilares para as veias pode influenciar o fluxo de sangue na arteríola através da produção e secreção de substâncias vaso ativas difusíveis.
Veias que carregam sangue em direção aos átrios do coração levam oxigênio para as células do corpo.
Circulação sistêmica

A circulação sistêmica estabelece-se entre o coração e todo o corpo onde o sangue arterial sai do coração para todos os outros órgãos, voltando como sangue venoso ao coração. O circuito sistêmico inicia-se no ventrículo esquerdo, onde contração faz sair o sangue arterial do coração, pela artéria aorta, em direção a todo o corpo menos o pulmão. Onde o sangue realiza trocas de substâncias com os tecidos, necessárias na manutenção do organismo o sangue arterial transforma-se em sangue venoso e regressa ao coração, para a aurícula direita, através das veias cavas, terminando a circulação sistêmica.

O caminho do álcool na corrente sanguínea

Citaremos o caminho percorrido pelo álcool na corrente sanguínea ao ingerirmos bebida alcoólica, no exemplo usaremos a quantidade de álcool referente a uma dose (aproximadamente 200 ml). Tudo começa com a sua ingestão normalmente pela boca, passando para o esôfago e pelo estomago nesse

Relacionados