Anatomia ii junturas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Integrado de Educação Profissinonal- CIEP
Curso Técnico em Radiologia Médica
Anatomia Humana II

Resumo
Capítulo III “Junturas”
Livro: Anatomia Humana- Dangelo e Fattini

Nome: Tália Lanuce Rodrigues
Prof.: Luiz Rafael Domingos

Junturas
Para determinar a “conexão” existente entre quaisquer partes rígidas do esqueleto, sejam ossos ou cartilagens emprega-se os termos: junturasou articulações.
Junturas, são estruturas que unem os ossos uns aos outros intercalando-se entre eles e dessa forma dando estabilidade e mobilidade ao corpo. Porém, esta união não é igual entre todos os ossos, fazendo com que o movimento seja variado dependendo de sua união.

Classificação das junturas
São classificadas de acordo com sua estrutura, amplitude de movimento e também segundo oseixos em torno dos quais esses ocorrem. Permitindo ser dividido em três grupos: Fibrosas, cartilaginosas e sinoviais.
* Junturas Fibrosas
As articulações fibrosas incluem todas as articulações nas quais os ossos são mantidos juntos por tecido conjuntivo fibroso, e a grande maioria delas se apresenta no crânio.
Há dois tipos de junturas fibrosas:
1) Suturas: São encontradas entre os ossosdo crânio. A maneira com que as bordas dos ossos articulados entram em contato, podem ser sub classificadas em suturas PLANAS, suturas ESCAMOSAS e suturas SERREADAS.
1.1) Suturas planas: A borda dos ossos que se articulam dispõem-se de forma retilínea. Exemplo: (sutura internasal, sutura intermaxilar, sutura interpalatina)

a) Internasal
b) Intermaxilar
c) Interpalatina

1.2)Suturas escamosas: As margens dos ossos são em forma de escama (osso parietal e osso temporal).

1.3) Suturas serreadas: Apresentam pontos de união de forma irregular dando a configuração de dentes de serra. São exemplos: Sagital (interparietais), Lambidóidea (occipitoparietais), Coronal (frontoparietais) etc.

2) Sindesmoses: Apresentam também tecido conjuntivo fibroso. Estão localizadas naporção distal de ossos paralelos com grande afastamento no esqueleto apendicular. São apenas duas: Sindesmose Rádio-Ulnar distal (apendicular superior) e Sindesmose Tíbio-Fibular distal (apendicular inferior).

* Junturas Cartilaginosas
Nas articulações cartilaginosas os ossos são unidos por cartilagem pelo fato de pequenos movimentos serem possíveis nestas articulações, elas também sãochamadas de anfiartroses.
Há dois tipos de junturas cartilaginosas:
1) Sincondroses: Os ossos estão unidos por uma cartilagem hialina. Muitas são articulações temporárias, sendo substituídas por osso (ossos longos). As articulações entre as dez primeiras costelas e as cartilagens costais são sincondroses permanentes.

Sincondroses Cranianas:
>Esfeno-etmoidal
>Esfeno-petrosa>Intra-occipital anterior
>Intra-occipital posterior

Sincondroses Pós-cranianas:
>Epifisiodiafisárias
>Epifisiocorporal
>Intra-epifisária
>Esternais
>Manúbrio-esternal
>Xifoesternal
>Sacrais

2) Sínfises: As superfícies articulares dos ossos unidos por sínfises estão cobertos por uma camada de cartilagem hialina. Articulação entre os ossos púbicos e articulaçãoentre os corpos vertebrais são exemplos de sínfises. Entre os ossos da articulação há um disco fibrocartilaginoso é característica distintiva da sínfise. Esses discos por serem compressíveis permitem que a sínfise absorva impactos.
Sínfises:
>Manúbrio-esternal
>Intervertebrais
>Sacrais
>Púbica
>Mentoniana

* Junturas Sinoviais
Neste tipo de articulação, as facesarticulares dos ossos não estão em continuidade. Elas estão cobertas por uma cartilagem hialina especializada e o contato está restrito a esta cartilagem.
Para que haja o grau desejável de movimento, em muitas junturas, o elemento que se interpõe às peças que se articulam é um líquido denominado sinóvia ou líquido sinovial. Dessa forma, o meio de união entre as peças esqueléticas articuladas não se...
tracking img