Anatomia humanda

4930 palavras 20 páginas
Introdução de Anatomia Humana
Anatomia é a ciência que estuda, macro e microscopicamente, a constituição e desenvolvimento dos seres organizados. Especificamente significa cortas em partes, já que (Ana = em partes; Tomein = cortar). Resumidamente estuda a estrutura e a forma do corpo humano.
Como não existia regras para a classificação e nomenclatura dos músculos, em várias partes do mundo um mesmo músculo possuía diferentes nomes. Isso ó mudou no ano de 1955 (Paris) quando foi aprovada oficialmente a Nomenclatura Anatômica (P.N.A).
Dentro deste princípio, foram retirados os epônimos (nome de pessoas para designar coisas) e os termos indicam: a forma (músculo trapézio); a sua posição ou situação (nervo mediano); o seu trajeto (artéria circunflexa da escápula); as suas conexões ou inter-relações (ligamento sacroilíaco); a sua relação com o esqueleto (artéria radial); sua função (m. levantador da escápula); critério misto (m. flexor superficial dos dedos – função e situação).
Entretanto, há nomes impróprios ou não muito lógicos que foram conservados, porque estão consagrados pelo uso.

Divisão do corpo humano

Posição Anatômica * Em pé (posição ereta ou ortostática); * Pés paralelos; * Membros inferiores paralelos e estendidos; * Membros superiores unidos ao longo do corpo, e palma da mão voltada para frente; * Olhar para frente, para o infinito.

Planos de Secções
Os planos de secção dividem o corpo humano e são paralelos aos planos de delimitação. * Plano Sagital: divide o corpo humano em esquerda e direita; * Pano Sagital mediano: divide o corpo humano entre direita e esquerda sobre o eixo mediano (duas partes simétricas, partes iguais); * Plano Sagital paramediano: divide o corpo em direita e esquerda mais não em partes iguais; * Plano Transversal: divide o corpo humano em parte superior (cabeça) e parte inferior (pé); * Plano Frontal: divide o corpo entre parte anterior e posterior; * Plano Frontal

Relacionados