Anatomia humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (903 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Sistema Circulatório

Artérias - são vasos sanguíneos mais grossos do organismo; elas transportam o sangue do coração para todo o corpo. As artérias mais importantes são a aortae a pulmonar. A aorta sai do ventrículo esquerdo e conduz o sangue arterial. Ela se divide em ramificações menores e transporta o sangue para todos os órgãos. Já a artéria pulmonar Sai do ventrículodireito e conduz o sangue venoso.
As paredes das artérias possuem músculos que ajudam no bombeamento do sangue no sistema circulatório.
As artérias ramificam-se em vasos mais finos transformando-seem arteríolas. As arteríolas, por sua vez, ramificam-se em vasos bem fininhos chamados capilares.
Veias - são vasos que transportam o sangue dos órgãos até o coração. Suas paredes são mais finas queas das artérias e possuem válvulas que impedem o refluxo do sangue aos órgãos. Possuem ramificações menores chamadas vênulas, que ligam as veias aos capilares.
Capilares - são vasos muito finosresultantes da ramificação das artérias. Suas paredes são constituídas por uma camada de células epiteliais e não possuem fibras musculares. Sua função é a troca de gases e substancias nutritivas entre osangue e os tecidos.
A circulação sistêmica ou grande circulação inicia-se na aorta, seguindo pelos seus ramos arteriais e na seqüência pelas arteríolas sistêmicas, capilares sistêmicos, vênulassistêmicas e veias sistêmicas, estas se unindo em dois grandes troncos, a veia cava inferior e a veia cava superior. Ambas deságuam no átrio direito do coração. Sua primeira porção transporta sanguearterial. Nos capilares sistêmicos o sangue perde oxigênio para os tecidos e aumenta seu teor de gás carbônico, passando a ser sangue venoso.
O sangue chega ao rim através das artérias renais e segueatravés de uma série de arteríolas até o glomérulo de Malpighi.

No interior do glomérulo, o sangue é submetido a uma forte pressão, que força a passagem de substâncias dissolvidas no plasma sanguíneo...
tracking img