Anatomia humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4356 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Viçosa
UFV

Isadora Paloma Linhares Ribeiro

Anatomia Humana

Florestal - MG
Janeiro de 2013
Isadora Paloma Linhares Ribeiro

Anatomia Humana

Trabalho referente a disciplina de
Primeiros Socorros,
do 2º período do curso Técnico de Alimentos
da Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal,
orientado pelo professor Carlos Leite,
realizado pelaaluna Isadora Paloma.

Florestal - MG
Janeiro - 2013
Introdução
No nosso cotidiano, em nosso local de trabalho, muitas vezes nos deparamos com algumas situações peculiares. Nas agroindústrias, são frequentes os acidentes por não uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) e na maioria das vezes, os trabalhadores não sabem prestar os primeiros socorros. Conhecer sobre o corpo humano é muitoimportante, pois isso pode nos auxiliar no momento da prestação de socorros. Esse trabalho mostrará alguns dos sistemas do nosso organismo, suas características e como funcionam, principalmente; visando relembrar os conceitos fundamentais da anatomia humana.

Sinais Vitais
São aqueles que evidenciam o funcionamento e as alterações da função corporal. Existem quatro sinais vitais básicos namaioria das situações médicas, havendo discussão sobre a inclusão da dor como o quinto sinal vital:
- Temperatura corporal
- Pulso (ou frequência cardíaca)
- Pressão arterial
- Frequência respiratória

Temperatura Corporal

Termorregulação é um termo que se refere ao conjunto de sistemas de regulação da temperatura corporal de alguns seres vivos. Existem dois tipos de termorregulação:Fisiológica: Verifica-se nos seres endotérmicos ou homeotérmicos. O organismo tem a capacidade de regular a temperatura interna através de mensagens nervosas. Homeotérmicos mantém sua temperatura constante, mesmo com a variação da temperatura ambiente. São as aves e os mamíferos.

Comportamental: Verifica-se nos seres exotérmicos ou seres pecilotérmicos ou poiquilotérmicos. O organismo não tem acapacidade de regular a temperatura interna, sendo que esta é regulada através de fatores externos e comportamentais. O animal, com baixa temperatura corporal, procura assim deslocar-se para locais de maior temperatura externa. No que diz respeito aos comportamentos que favorecem a homotermia, pode citar-se, por exemplo, o comportamento social de algumas espécies que nos períodos de baixas temperaturasse encostam uns aos outros, no caso dos pinguins.

Pulso

É o número de batimentos cardíacos por unidade de tempo, geralmente expresso em batimentos por minuto (bpm).


Medição manual dos batimentos Monitor cardíaco. A fita é
cardíacos pelo pulso. colocada na região torácica e
o monitor no pulso.
Pressão Arterial
A pressão arterial podeser definida de uma forma bastante simples, como sendo a força que o próprio sangue, depois de bombeado pelo seu músculo cardíaco, exerce sobre as paredes dos seus vasos sanguíneos enquanto percorre cada milímetro do seu corpo, garantindo assim que todo ele receberá a “visita” do seu sangue. É indispensável que todo o seu organismo seja bombeado pelo seu sangue, pois sem isto este vai ficar “semcirculação”, podendo ate sentir algumas zonas do corpo sem reação, ou mesmo dormentes. A pressão arterial é medida em dois tipos:
Pressão arterial sistólica: Geralmente este valor é denominado de pressão arterial máxima, e é correspondente ao valor medido no momento em que o ventrículo esquerdo bombeia uma quantidade de sangue para a aorta. Normalmente este valor pode variar entre os 120 a 140mmHg, sendo estes os valores mais comuns para que tenha a sua pressão dentro dos valores normais.

Pressão arterial diastólica: Normalmente este valor é conhecido como a pressão arterial mínima, correspondente ao momento em que o ventrículo esquerdo volta a encher-se para retomar todo o processo da circulação. Este valor geralmente está dentro da média dos 80 mmHg.

Mede-se a pressão arterial...
tracking img