Anatomia humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Braz Cubas;
Aluna: Fabiana Arrivabene- 263647
Trabalho de:
Anatomia Humana!

Crescimento, Desenvolvimento e arquitetura crânio-facial:
O crescimento é o resultado de processos biológicos através dos quais a matéria viva normalmente se torna maior; pode resultar em aumento ou diminuição de tamanho,mudanças na forma ou proporção, complexidade, textura ,etc.Desenvolvimento = Crescimento (mudança em quantidade) + Diferenciação (mudança em qualidade) + Deslocamento (mudança em posição). No desenvolvimento temos:
1) Deposição/Aposição óssea: Área de adição de novo tecido ósseo e de direção de crescimento;
2) Reabsorção óssea: Área de remoção de tecido ósseo, lado oposto ao de deposição;
3) Flutuação: Processo de deposição e reabsorção.

As Atividadesdiversificadas e taxas de crescimento resultam no crescimento diferencial produzindo ossos de formas irregulares. As formas irregulares são respostas a funções variadas impostas aos ossos pela matriz dos tecidos moles. O projeto para a estrutura, a construção e o crescimento de um osso se baseia nos músculos, língua, lábios, bochechas, tegumento, mucosa, nervos, vasos sanguíneos, vias aéreas...,enfim,tudo que produza sinais de informação que determine o desenvolvimento do osso.
Temos os campos de crescimento com significado ou papel especial no crescimento de alguns ossos, que são:
1) Côndilo;
2) Tuberosidade maxilar;
3) Sincondroses da base do crânio;
4) Suturas e processos alveolares.
Em todo crescimento ósseo temos aposição e reabsorção em diferentes campos de crescimentopromovendo remodelação óssea, ou seja, alterações no tamanho e na forma. Existe dois tipos de movimentos de crescimento, o deslizamento cortical e o deslocamento.
Deslizamento cortical:Movimento de crescimento de uma parte aumentada do osso por ação da remodelação e de seus tecidos Osteogênicos e o movimento em direção à superfície de aposição.
Deslocamento: Movimento do osso inteiro à medida quese remodela. Tem o deslocamento Primário (Associado ao aumento do próprio osso) e o Secundário(Associado ao aumento de outros ossos).
Na formação ósseo temos:
1) Formação óssea endocondral: Hipertrofia das céls. Cartilaginosas, calcificação e degeneração de suas matrizes, desintegração da cartilagem, substituição da cartilagem por tecido osteogênico. O osso endocondral não é formadodiretamente da cartilagem; ele a invade, tomando seu lugar.
2) Formação óssea intramenbranosa: Células mesenquimais indiferenciadas do tecido conjuntivo membranoso(osteoblastos). É o modo de crescimento predominante no crânio, ocorre em área de tensão.




Arquitetura crânio-facial:
Crânio ósseo e osso hióide: Face superior, posterior, lateral, anterior, interna e externa; Cavidade orbitária enasal; Fossa temporal, infra-temporal e pterigopalatina; Mandíbula; Osso hióide. 
Antropologia Crânio-facial: Pontos da face superior, posterior, anterior, lateral e inferior, Dimensões crânio-faciais e classificação craniométrica.
Arquitetura morfofuncional do crânio : Tipos de ossificação ; remodelação óssea ; aspectos etários,proporção crânio-facial; Presença dentária; presença das suturas;aspectos sexuais ; trajetórias de reforço. 
Músculos da cabeça e pescoço: Músculos do couro cabeludo; Músculos da cavidade orbitária; músculos do nariz ; Músculos da expressão facial ; Músculo cutâneo do pescoço ; Músculos da mastigação; Músculos 
supra e infra hióideos ; Músculos extrínsecos e intrínsecos da 
língua ; Músculos do palato e da faringe ; Músculos posturais. 
Articulaçãotêmporo-mandibular : Trajetórias de reforço; Radiografia panorâmica; Classificação morfológica e funcional da ATM ; Aspectos filogenéticos da ATM; Componentes anatômicos; Movimentos da ATM .
Vascularização da cabeça e pescoço: Artéria carótida comum; Artéria carótida interna; Artéria carótida externa; Ramos colaterais anteriores, posteriores, medial e terminais da artéria carótida externa .
Inervação...
tracking img