Anatomia humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 47 (11546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ARTIGO DE REVISÃO Alterações anatômicas e fisiológicas do idoso
Physiological and anatomical changes in elderly Miriam Gondim Meira Tibo(1)  (1) Residente do Serviço de Clínica Médica do Hospital Ana Costa, Santos/SP.
Instituição: Serviço de Clínica Médica do Hospital Ana Costa, Santos/SP.
Correspondência: Rua Carlos Sampaio, 157 apto 111, CEP 01333-021, São Paulo/SP. E-mail: mgmtibo@gmail.comRecebido em 12 de dezembro de 2006; aceito para publicação em 27 de fevereiro de 2007. RESUMOOs idosos representam, atualmente, uma parcela importante da população brasileira e mundial com tendência a crescimento. Conhecer as alterações anatômicas e fisiológicas que ocorrem nos idosos torna-se algo muito importante para a maioria dos profissionais da área de saúde que, a cada dia, terão maiscontato com essa população. Saber distinguir o envelhecer com saúde, senescência, do envelhecer com doenças, senilidade, auxilia na assistência à saúde, proporciona realizar prevenção, detecção precoce e tratamento de afecções e ainda evita as iatrogenias, tão comuns nesse grupo.Descritores: idoso; fisiologia ABSTRACT Nowadays elderly represent an important part of world and Brazilian population instraight heighten. To get to know its physiological and anatomical changes is essential for the majority of health professionals that deal every day more and more with these group. Understand the difference between aging with health, senescence, and aging with disease, senility, is extremely important in their healthcare. It helps to predict, to treat their common affections and also to avoidiatrogenias.Key words: elderly; physiology  INTRODUÇÃO Os idosos representam um grupo especial e em crescimento, grupo este que, para ser melhor compreendido, gerou a necessidade da criação de uma ciência e especialidade médica, a Gerontologia e Geriatria, respectivamente. Conceitualmente, a Geriatria significa “medicina do idoso” e compreende, atualmente, a assistência médica (prevenção e tratamento),psicológica e sócio-econômica e envolve, portanto, um trabalho multidisciplinar1. A Gerontologia significa “o estudo do envelhecimento” e das suas conseqüências biológicas, médicas, psicológicas e sócio-econômicas(1).
Segundo o Estatuto do Idoso, idosos são todos os indivíduos com idade igual ou superior a 60 anos e, atualmente, representam cerca de 9% da população brasileira, com tendência acrescimento(1,2,3). O envelhecimento da população é uma tendência mundial e é reflexo de vários fatores, como a diminuição das taxas de mortalidade e fecundidade, progresso da medicina e avanços tecnológicos que, juntos, possibilitaram um aumento na expectativa de vida, que varia dependendo da região. No Brasil, por exemplo, a média de expectativa de vida, atualmente, é 70 anos(1,3,4).
Falar emenvelhecimento pode ter implicações filosóficas, já que esse termo lembra provecto, isto é, muito conhecedor ou experimentado. Essa concepção, no entanto, parece ter ficado no passado, uma vez que, nos tempos atuais, tem-se usado a expressão envelhecimento para definir algo que está perdendo valor, que está caminhando para o fim. O envelhecimento pode ser considerado como uma fase final de todo umcontinuum que é a vida, começando com a concepção e terminando com a morte. Ao longo desse continuum, é possível identificar outras fases, como desenvolvimento, puberdade e maturidade. O envelhecimento é aquele período que sucede a maturidade, sendo caracterizado pelo declínio das funções orgânicas, aumentando, assim, a susceptibilidade à eclosão de doenças, que terminam por levar o idoso àmorte(6).
Ao se considerar o envelhecimento de um ser vivo, particularmente do homem, é de fundamental importância distinguir o que é conseqüência desse processo, daquilo que é secundário a estados mórbidos que são freqüentes nessa fase da vida. A senescência resulta do somatório de alterações orgânicas, funcionais e psicológicas do envelhecimento normal, enquanto a senilidade é caracterizada por...
tracking img